Hotéis Deville

Conheça a história da Mãe Bonifácia, de Cuiabá

Webmaster CMS • nov. 24, 2021
destinos incríveis - Blog Deville

Por Lucas Raganhan em 24 de novembro de 2021


Crédito da imagem: Prefeitura Cuiabá foto divulgação


Alguns duvidam de sua existência, enquanto outros cultivam o mito em torno da sua figura lendária. Conheça a história da Mãe Bonifácia.


Curandeira, africana, mãe, negra e uma lenda histórica. A história da Mãe Bonifácia é cercada de dúvidas para muitas pessoas, afinal, como em pleno período de escravidão deixariam uma mulher negra livre? Ela dá nome a um dos principais parques da capital mato-grossense e sua história até hoje rende discussão.


A resposta para essa dúvida é simples. Devido a sua idade avançada, a negra escrava deixou de ser incomodada por não ser mais útil com seus serviços.


Por que sua história marcou tanto?

Após ser liberada pelos senhores de engenho, Mãe Bonifácia foi morar na saída para a Estrada da Guia, em um barracão em frente ao 44º Batalhão, próximo ao local que nascia o córrego que mais tarde seria batizado com o seu nome.


Com um vasto conhecimento sobre plantas, a curandeira africana era a esperança para os fracos e oprimidos. Ela curava os negros, salvava-os da perseguição e os guiava pelo rio até o quilombo situado na mata densa, onde hoje se localiza o parque.


Reza a lenda que ela sentia fortes dores no peito que só podiam ser amenizadas ela conseguisse salvar aqueles que passavam pelo mesmo sofrimento que ela já tinha passado: a privação da liberdade.


Sua relação com Cuiabá:

Quando havia revolta em Cuiabá, os escravos que conseguiam fugir procuravam a Mãe Bonifácia, que os auxiliavam e os escondia. Ela orientava os fugitivos a andarem pelo córrego para que os cães dos capitães do mato, não pudessem farejá-los.


A estátua é a única representação que sobrou dos seus dias de vida. A mãe negra que abraçava o filho escravo, que não era de sangue, mas sim de alma. O seu coração que precisa estancar a dor e acalentar o choro, curar a diferença com amor, com solidariedade e esperança.



Apesar de muitos acharem que essa história não passa de um mito, a Mãe Bonifácia de fato viveu em Cuiabá e sua história é real. Familiares remanescentes de escravos que vivem no Despraiado contam até hoje a história da velha negra que ajudava os escravos.



Hoje, através de uma homenagem um parque em Cuiabá leva seu nome. E visitar a cidade de Cuiabá e não conhecer o parque, é não conhecer a história da cidade. O Hotel Deville Prime Cuiabá é a melhor opção de hospedagem de Cuiabá e a equipe de atendimento do hotel pode te ajudar com todas as informações necessárias para você conhecer o parque.


Faça sua reserva clicando AQUI e garanta uma experiência incrível.


Cultura indígena é um dos atrativos turísticos de Campo Grande
Por Marketing Deville 08 ago., 2022
Cultura indígena é um dos atrativos turísticos de Campo Grande
Dicas para deixar sua visita a Salvador ainda mais especial
Por Marketing Deville 01 ago., 2022
Dicas para deixar sua visita a Salvador ainda mais especial
O maior áquario de água doce do mundo fica em Campo Grande
Por Marketing Deville 19 jun., 2022
O maior áquario de água doce do mundo fica em Campo Grande
Pantanal: para conhecer e se encantar
Por Marketing Deville 22 mai., 2022
Pantanal: para conhecer e se encantar
5 Destinos Inspiradores em Mato Grosso
Por Marketing Deville 01 mai., 2022
5 Destinos Inspiradores em Mato Grosso
3 dicas do que fazer em Cascavel
Por Marketing Deville 17 jan., 2022
Três passeios que você não tem como deixar a cidade de Cascavel sem conhecer.
Ver mais
Share by: