Hotéis Deville

4 dicas dos chefs para fazer a melhor sopa neste inverno

ago. 10, 2021
4 dicas dos chefs para fazer a melhor sopa neste inverno

Por Bruno Zermiani em 10 de agosto de 2021


Os mestres das cozinhas dos Hotéis Deville vão ajudar você a fazer a melhor sopa para a estação mais fria do ano. De quebra, confira a receita de uma bela sopa de capeletti

Uma ótima pedida para os dias de inverno é comer refeições quentinhas e saborosas. É importante, no entanto, tomar cuidado na hora de escolher os pratos, evitando pratos muito pesados. Uma receita clássica é a sopa, mas você sabe como fazer uma sopa realmente deliciosa? 

Confira as nossas dicas para preparar a melhor sopa para o seu inverno e também uma receita completa de sopa de capeletti dos chefs do Deville Prime Porto Alegre.

Dicas para fazer a melhor sopa

A sopa, além de ser quentinha e ideal para o inverno, é uma opção mais saborosa para comer alimentos naturais, como legumes, verduras e carnes.

Mas se você acha que sopa é uma comida sem graça, sem sabor ou até que “não é janta”, pare por aí: elas podem ser deliciosas, desde que preparadas com cuidado e com dicas especiais. Vamos a elas!

1. Priorize alimentos naturais

Sim, as sopas já são normalmente uma forma de comer vegetais. No entanto, é comum usar temperos e caldos industrializados, que fazem com que a sopa perca seus valores nutricionais. Evite fazer isso e dê preferência sempre para alimentos naturais.

2. Foco no caldo

Falando em caldo, é importante lembrar que ele é a base de toda sopa. Mesmo sopas mais cremosas e espessas também usam caldos.

Portanto, dedique tempo e esforço na hora de fazer seu caldo, usando uma base de legumes bem picadinhos, ossos e pedaços de carne, ervas frescas etc.

Lembre-se: os legumes e ingredientes para o caldo não são, necessariamente, para serem consumidos – já que todo o sabor vai sair do legume e ir para a água. Assim, se for fazer uma sopa de legumes, use pedaços maiores e adicione somente na hora de cozinhar a sopa no caldo.

Uma boa dica é deixar o caldo pronto antes de fazer a sopa, por exemplo no almoço. Assim, você economiza tempo na hora de fazer a sopa.

3. Qual massa utilizar?

Além do caldo, a sopa precisa ter sustância. Uma opção comum é usar tipos de massas ou também o arroz. Ambos são boas opções, mas é bom lembrar que nenhum dos dois é necessário sempre.

Sopas como a de ervilha, de mandioca e de cebola são cremosas e reforçadas por si só. Por isso, nem sempre uma sopa precisa de massa ou arroz. 

4. Toppings ou complementos

A sopa é uma refeição deliciosa sozinha, mas pode ser complementada com alimentos que servem para dar mais textura e contraste.

É o caso dos croutons e torradas, que oferecem uma textura crocante para comer junto à sopa.

Outra boa ideia de complemento são as ervas frescas e também um bom queijo ralado na hora. 

Não se limite: faça da sopa uma refeição completa adicionando novas texturas e sabores na hora de comer!

Receita de sopa de capeletti do Deville Prime Porto Alegre

Para encerrar, confira uma receita incrível de sopa de capeletti oferecida pelos nossos chefs do Deville Prime Porto Alegre. A receita rende 6 porções.

Ingredientes

Para o caldo de frango:

1 kg de coxa e sobrecoxa de frango sem pele e sem gordura;

200g de Cebola;

200g de cenoura;

1 talo de salsão;

2 folhas de louro;

3 litros de água.

Para a sopa:

1 kg de peito de frango sem pele e sem gorduras;

500g de massa capeletti recheada de frango;

50g de salsinha picada;

100g de cebola;

20g de alho.

Modo de preparo

Em primeiro lugar, faça um caldo de frango levando todos os ingredientes para uma panela. Deixe ferver e baixe o fogo. Vá retirando a espuma até reduzir um pouco. Aproximadamente 30 minutos depois de ferver, peneire e reserve só o líquido e o frango das coxas.

Em outra panela, comece a sopa só fritando a cebola e o alho. Depois, acrescente o peito de frango em cubos pequenos. Quando a carne ganhar cor, acrescente o caldo. Quando estiver fervendo, agregue o frango das coxas desfiadas e o capeletti. Deixe cozinhar a massa e, por último, verifique o sal. Pronto, é só decorar com salsinha picada.

Anote a receita e bom apetite!


Cultura indígena é um dos atrativos turísticos de Campo Grande
Por Marketing Deville 08 ago., 2022
Cultura indígena é um dos atrativos turísticos de Campo Grande
Dicas para deixar sua visita a Salvador ainda mais especial
Por Marketing Deville 01 ago., 2022
Dicas para deixar sua visita a Salvador ainda mais especial
O maior áquario de água doce do mundo fica em Campo Grande
Por Marketing Deville 19 jun., 2022
O maior áquario de água doce do mundo fica em Campo Grande
Pantanal: para conhecer e se encantar
Por Marketing Deville 22 mai., 2022
Pantanal: para conhecer e se encantar
5 Destinos Inspiradores em Mato Grosso
Por Marketing Deville 01 mai., 2022
5 Destinos Inspiradores em Mato Grosso
3 dicas do que fazer em Cascavel
Por Marketing Deville 17 jan., 2022
Três passeios que você não tem como deixar a cidade de Cascavel sem conhecer.
Ver mais
Share by: