Descubra aqui o tamanho, a quantidade, o que não pode levar e o que você deve colocar na sua bagagem de mão

Essa é uma dúvida que todo viajante de primeira viagem – e mesmo aqueles mais experientes – tem: afinal, o que pode e o que não pode ser levado na bagagem de mão? Embora essa resposta varie um pouco de acordo com a companhia aérea e se a viagem é doméstica ou internacional, há algumas regras gerais que devem ser respeitadas. Aqui está um guia rápido e prático para você nunca mais esquecer.

O que caracteriza uma bagagem de mão?

Bagagem de mão é tudo o que levamos junto conosco dentro do avião, sem despachar. A maior preocupação com a bagagem de mão é que ela não seja muito grande ou que carregue itens que possam apresentar riscos para os passageiros ou para o voo como um todo. Por isso, há algumas limitações.

Qual o tamanho máximo da bagagem de mão?

A boa notícia é que a bagagem de mão não precisa ser necessariamente apenas uma bagagem – elas podem ser duas, desde que sigam as regras do voo. Em voos nacionais, é permitido levar como bagagem de mão uma mala de até 10kg + um item pessoal, que pode ser uma mochila.

Em viagens internacionais, isso pode variar de acordo com a companhia aérea, então é importante sempre verificar antes do dia da viagem qual o tamanho e a quantidade de bagagens que é possível levar consigo no voo.

O que não pode levar?

Além do tamanho da bagagem, o conteúdo também é relevante. Basicamente, o que não pode levar são itens cortantes, inflamáveis ou líquidos em demasia. Em resumo, não é possível levar:

  • Itens pontiagudos ou cortantes, como tesouras de unha, estiletes, etc. Eles devem ser levados na bagagem despachada;
  • Há algumas regras específicas para levar pastas, cremes, géis e aerossóis. Em voos nacionais, é possível levar 4 frascos aerossóis de no máximo 300 ml/g cada e frascos de perfume de até 50ml cada. Já em voos internacionais, cada frasco líquido deve ter no máximo 100ml;
  • Bebidas alcoólicas também possuem regras específicas. É possível levar até 5 garrafas de até 1 litro, desde que estejam fechadas e na embalagem original;
  • Em viagens internacionais, é importante também ficar atento ao que é possível levar de alimentos e lanches na bagagem de mão. Cada país tem suas regras alfandegárias em relação a isso.

Caso ainda tenha dúvidas em relação a outros itens, pesquise no site da companhia aérea ou entre em contato com eles. É melhor fazer isso do que ter que jogar fora alguma coisa na hora do embarque!

O que levar na bagagem de mão?

Com essas regras em mente, é hora de montar a sua bagagem de mão. A dica mais importante aqui é selecionar os itens mais importantes e essenciais para você caso a sua bagagem que está viajando lá no bagageiro seja extraviada. Prevenção nunca é demais.

Portanto, leve sempre junto com você:

  • seus documentos pessoais
  • medicamentos essenciais (com receita médica)
  • uma muda de roupas
  • um livro ou leitor digital
  • fones de ouvido
  • acessórios 
  • carteira
  • um lanche rápido

Pronto, agora é só relaxar e curtir a viagem! Aliás, você já fez sua reserva no Deville para ter tudo pronto quando chegar? Ainda não? Então chegou a hora: clique aqui e garanta os melhores preços nos Hotéis Deville em todo o Brasil!




Veja também

Dia do Sorvete nos Hotéis Deville

É Primavera no Deville Business Maringá

Reserva online