Hotéis Deville

Conheça o encantador bairro de Itapuã, em Salvador

Webmaster CMS • nov. 25, 2021
destinos incríveis - Blog Deville

Por Lucas Raganhan em 24 de novembro de 2021


Crédito da imagem: Adobe Stock


Bairro mais famoso da capital baiana, Itapuã reserva atrações incríveis para quem busca beleza, cultura e contato com a natureza


Itapuã é um dos bairros mais importantes da história de Salvador e lar da praia mais famosa da capital baiana, de mesmo nome. O mar parece uma lagoa, e a pedra que deu origem ao nome ainda continua ali. Os índios Tupi foram os primeiros moradores e batizaram o bairro de Itapuã, que significa Ponta da Pedra. O progresso do bairro começou a trazer veranistas e hoje o bairro é uma cidade dentro de Salvador: tem comércio forte e vida própria. Além do agito, Itapuã tem um patrimônio ambiental dentro da lagoa do Abaeté, com dunas, fauna e flora famosas. As margens da lagoa também recebem manifestações religiosas.


Mar, sol e acarajé em Itapuã:

Imortalizada por Vinícius de Moraes e Toquinho na canção “Tarde em Itapuã”, o bairro é realmente um cartão-postal: farol, pedras, coqueiros, piscinas naturais e areias claras compõem o cenário de sonhos. Lá, você pode experimentar um dos acarajés mais apreciados da cidade: o da baiana Cira. As imediações do Farol de Itapuã são hoje os locais mais procurados da praia.


O imponente Farol de Itapuã, de 21 metros de altura e construído em 1873 para alertar embarcações sobre a presença de bancos de areia próximos da praia, é o grande marco da região. Para chegar a ele, é preciso ir até a Ponta de Itapuã. Você consegue vê-lo de longe, mas de perto o farol é ainda mais impressionante.

A parte mais antiga da praia é a que beira o calçadão, onde se encontra a estátua da Sereia de Itapuã. No cruzamento entre as avenidas Octávio Mangabeira e Dorival Caymmi e a rua Aristides Milton, surge o monumento em ferro esculpido pelo artista Mario Cravo Jr. em homenagem aos pescadores e outros elementos do mar. Outro cartão postal da região é a praça Vinicius de Moraes, que conta com uma escultura em tamanho natural feita em bronze do poeta, que viveu durante 6 anos no bairro. Lá, você pode tirar fotos sentado na cadeira ao lado da obra de arte.


Religião e mergulho:

Lá também está localizada a Capela de São Francisco, uma das mais antigas construções da Bahia. A Lavagem de Itapuã, a última do ciclo de festas populares da Bahia antes do Carnaval, é uma homenagem a Nossa Senhora da Conceição, padroeira do bairro. A famosa praia também reserva grandes surpresas para o mergulho. Saindo da rua K, existem diversos pontos com profundidades de 2 a 40 metros, onde é possível apreciar belíssimas formações de coral e uma piscina natural que criou um porto seguro para uma das mais antigas colônias de pesca da região. Local ideal para prática do mergulho livre, com grandes possibilidades de desfrutar a presença de peixes coloridos, moluscos, lagostas e uma grande diversidade de algas. É imperdível!


Diversão e cultura não vão faltar – muito menos conforto. Que tal fazer sua reserva no Deville Prime Salvador e conhecer essas obras culturais e arquitetônicas? Aproveite, clique AQUI e reserve sua hospedagem em Itapuã.

Cultura indígena é um dos atrativos turísticos de Campo Grande
Por Marketing Deville 08 ago., 2022
Cultura indígena é um dos atrativos turísticos de Campo Grande
Dicas para deixar sua visita a Salvador ainda mais especial
Por Marketing Deville 01 ago., 2022
Dicas para deixar sua visita a Salvador ainda mais especial
O maior áquario de água doce do mundo fica em Campo Grande
Por Marketing Deville 19 jun., 2022
O maior áquario de água doce do mundo fica em Campo Grande
Pantanal: para conhecer e se encantar
Por Marketing Deville 22 mai., 2022
Pantanal: para conhecer e se encantar
5 Destinos Inspiradores em Mato Grosso
Por Marketing Deville 01 mai., 2022
5 Destinos Inspiradores em Mato Grosso
3 dicas do que fazer em Cascavel
Por Marketing Deville 17 jan., 2022
Três passeios que você não tem como deixar a cidade de Cascavel sem conhecer.
Ver mais
Share by: