Itapuã é um dos bairros mais importantes da história de Salvador e a praia mais famosa da capital baiana. O mar parece uma lagoa, e a pedra que deu origem ao nome ainda continua ali. Os índios Tupi foram os primeiros moradores e batizaram o bairro de Itapuã, que significa Ponta da Pedra. O progresso do bairro começou a trazer veranistas e hoje o bairro é uma cidade dentro de Salvador: tem comércio forte e vida própria. Além do agito, Itapuã tem um patrimônio ambiental dentro da lagoa do Abaeté, com dunas e fauna e flora famosas. As margens da lagoa também recebem manifestações religiosas.

Mar, sol e acarajé

Imortalizada por Vinícius de Moraes e Toquinho na canção “Tarde em Itapuã”, o bairro é realmente um cartão-postal: farol, pedras, coqueiros, piscinas naturais e areias claras compõem o cenário de sonhos. Lá, você pode experimentar um dos acarajés mais apreciados da cidade: o da baiana Cira. As imediações do Farol de Itapuã são hoje os locais mais procurados da praia. O imponente Farol de Itapuã, de 21 metros de altura e construído em 1873 para alertar embarcações sobre a presença de bancos de areia próximos da praia, é o grande marco da região. Para chegar a ele, é preciso ir até a Ponta de Itapuã. Você consegue vê-lo de longe, mas de perto o farol é ainda mais impressionante. A parte mais antiga da praia é a que beira o calçadão, onde se encontra a estátua da Sereia de Itapuã. No cruzamento entre as avenidas Octávio Mangabeira e Dorival Caymmi e a rua Aristides Milton, surge o monumento em ferro esculpido pelo artista Mario Cravo Jr. em homenagem aos pescadores e outros elementos do mar. Outro cartão postal da região é a praça Vinicius de Moraes, que conta com uma escultura em tamanho natural feita em bronze do poeta, que viveu durante 6 anos no bairro. Lá, você pode tirar fotos sentado na cadeira ao lado da obra de arte.

Religião e mergulho

Lá também está localizada a Capela de São Francisco, uma das mais antigas construções da Bahia. A Lavagem de Itapuã, a última do ciclo de festas populares da Bahia antes do Carnaval, é uma homenagem à Nossa Senhora da Conceição, padroeira do bairro. A famosa praia também reserva grandes surpresas para o mergulho. Saindo da rua K, existem diversos pontos com profundidades de 2 a 40 metros, onde é possível apreciar belíssimas formações de coral e uma piscina natural que criou um porto seguro para uma das mais antigas colônias de pesca da região. Local ideal para prática do mergulho livre, com grandes possibilidades de desfrutar a presença de peixes coloridos, moluscos, lagostas e uma grande diversidade de algas, é imperdível! Com certeza diversão e cultura não vão faltar. Além disso, o Deville Prime Salvador está localizado no bairro de Itapuã: você consegue desfrutar de tudo isso se hospedando com conforto e comodidade. Ao realizar sua reserva pelo nosso site, utilize o cupom WEBDEVILLE para ganhar um desconto especial na hospedagem. E boa viagem!




Veja também

Os 10 melhores aeroportos do mundo

5 diferenciais dos Hotéis Deville para quem curte praticar atividades físicas

Reserva online