Em território colonial, Salvador foi definida como a primeira capital do Brasil. Você sabe o motivo?

Aprendemos na escola que Salvador foi a primeira capital do Brasil, antes do título ser transferido para terras cariocas e séculos antes do sonho de uma capital planejada ser concebido. Mas você sabe a história por trás disso tudo? Venha conhecer com a gente!

De 1549 a 1763, Salvador foi capital do Brasil, sendo substituída pelo Rio de Janeiro e posteriormente, Brasília. A decisão de nomear a cidade baiana como a primeira capital do território colonial partiu pela ineficiência das Capitanias Hereditárias.

Visando acabar com as tais capitanias, o governo português designou Tomé de Souza como governador-geral do Brasil para solucionar o problema. A primeira grande decisão do governador foi nomear Salvador como a primeira capital do país.

A sua escolha não foi por acaso, visto que a posição estratégica da Baía de Todos os Santos representava um grande benefício aos navegadores português, afinal, era ali que escoava a maior parte do pau-brasil extraído.

Além disso, a seleção de Salvador como capital tinha também uma relação com a economia açucareira. O Nordeste do país era o maior centro produtor de açúcar, que durante muito tempo foi uma das mais importantes e mais rentáveis riquezas exploradas pelos colonizadores. Desse modo, a posição estratégica da cidade era ainda mais necessária para os portugueses.

No século 18, o cenário começou a mudar com a crise do açúcar no mercado internacional devido à queda nos preços e aos novos concorrentes, assim como a descoberta de metais preciosos ao centro-sul do país, o que acabou mudando os planos da Coroa Portuguesa.

No ano de 1763, a capital do Brasil foi repassada para o Rio de Janeiro, principalmente pela descoberta de jazidas de ouro em Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso, regiões mais próximas à cidade carioca.

Hoje em dia, Salvador ainda guarda um centro histórico interessantíssimo e diversas construções da época colonial, como a região do Pelourinho. Quando visitar a cidade, não deixe de conhecer essas joias arquitetônicas e históricas!




Veja também

Como escrever um e-mail corporativo?

5 ótimos passeios bate e volta saindo de Curitiba

Reserva online