Limpeza frequente e desinfecção de todos os ambientes do hotel e objetos fornecidos.
Distanciamento, com protetores de barreira de acrílico, no balcão da recepção.
Álcool gel 70% espalhado por todos os ambiente e fornecido ao hóspede durante toda a sua estadia.
Novas tecnologias, como pulverizadores eletrostáticos, para higienizar superfícies em todo o hotel.
Todos os colaboradores do hotel estarão usando EPI’s (equipamentos de proteção individual) de acordo com funções e responsabilidades:
- Máscara facial: todos os colaboradores usam, em período integral, com trocas periódicas;
- Luvas e óculos de proteção: profissionais que realizam limpezas, higienizações e desinfecções nas acomodações e espaços físicos e que manipulam enxovais de banho e cama;
- Protetor Facial de Acrílico (face shield): colaboradores das áreas de portaria social, das áreas de bares e restaurante, que atuam nestes respectivos locais e que também entregam alimentos nos andares das acomodações, assim como os da cozinha, para reposição de buffets e acesso a salões do restaurante;
- Avental: Colaboradores que manipulam enxovais de cama e banho, que realizam manutenções preventivas e corretivas;
Todos os colaboradores do hotel estarão treinados e capacitados tanto com relação às mudanças nos padrões, processos e procedimentos, quanto à segurança pessoal e de nossos clientes, que envolve:
- Uso de produtos:
Desinfetantes com potencial para desinfecção de superfícies (à base de cloro, álcool, fenóis, desinfetante de origem hospitalar: quaternário de amônio ou peróxido), regularizados junto à Anvisa e aprovados pela vigilância sanitária, Álcool líquido 70%, Álcool em gel 70%;
- Limpeza, higienização e desinfecção de ambientes (acomodações, ambientes sociais e comuns, espaços de eventos, banheiros, áreas administrativas e de serviço);
- Limpeza, higienização e desinfecção de objetos e superfícies;
- Higienização e desinfecção pessoal, assim como a sua frequência.
Medidas protetivas:
- Recepção: estarão disponíveis, nos pontos de atendimento do balcão, protetores de barreira-acrílico;
- Café da manhã: haverá protetores de barreira-acrílico nos buffets de café da manhã, protegendo os alimentos expostos, com colaboradores servindo os alimentos aos clientes.
O acesso social do hotel, por parte de hóspedes, clientes, participantes de eventos, oferecerá:
- Tapete sanitizante para limpeza de calçados;
- Máscaras descartáveis para serem concedidas sem custo a clientes que não possuam a sua própria;
- Totem com álcool gel.
O acesso ao centro de convenções do hotel oferecerá:
- Tapete sanitizante para limpeza de calçados;
- Totem com álcool gel.
O acesso de serviço do hotel por parte de colaboradores, fornecedores e prestadores de serviço será controlado:
- Com medição de temperatura corporal, encaminhando ao médico pessoas identificadas com febre acima de 37,5 graus Celsius, não permitindo acesso às dependências do hotel;
- Com tapete sanitizante para limpeza de calçados.
No momento do check-in, na recepção do hotel, será realizada a aferição da temperatura corporal dos clientes, sendo que a temperatura máxima permitida para hospedagem é de 37,5°C. Os clientes com temperatura corporal igual ou maior que 37,6ºC serão orientados pela nossa equipe a procurar uma unidade de saúde e não poderão se hospedar nesta condição. Neste casos, o cliente estará isento de qualquer penalidade ou cobrança pelo cancelamento da reserva.
Sinalizaremos com adesivos nos pisos, com orientações de distanciamento social mínimo entre pessoas, nos seguintes locais:
- Recepção;
- Elevadores;
- Caixa restaurante / bar.
Ofereceremos e sinalizaremos álcool gel 70%, disponível em todas as áreas comuns, sociais e banheiros, por meio de:
- Frascos;
- Dispensers;
- Totens.
- Elevadores serão higienizados e desinfetados periodicamente;
- Haverá sinalização para a capacidade máxima de pessoas permitida por cada acesso aos andares.
- Estaremos, sempre que possível, mantendo os ambientes que possuem janelas arejados e ventilados;
- Nas salas de eventos, em todas as montagens de mesas e cadeiras, respeitaremos o distanciamento social entre os participantes;
- Mesas de restaurantes, bares e outros locais serão disponibilizadas alternadamente entre elas, não sendo ocupadas com proximidade social.
- Ofereceremos, em caráter de cortesia, a higienização interna do veículo (trinco, volante, câmbio, botões e sensor/chave). Caso o cliente autorize, o manobrista seguirá com a desinfecção com álcool líquido 70%.
- Higienizaremos alças, puxadores e zíperes de bagagens manipuladas pelos nossos colaboradores;
- As prateleiras do depósito de bagagem serão desinfetadas a cada retirada de item / volume.
Na acomodação:
- Retiramos blocos de rascunho e canetas;
- Retiramos Bíblia;
- Retiramos revistas, portfólios, jornais, materiais de sinalização de papel;
- Os cardápios serão oferecidos no canal da TV ou plastificado;
- O diretório de serviços foi retirado e será digitalizado;
- Foram retiradas sinalizações de escolha para troca de enxoval de cama e banho.
Eventos:
- Não forneceremos blocos de rascunho e canetas. Por segurança, solicitamos que o material seja trazido pelo participante do evento;
- Todas as canetas disponibilizadas serão previamente higienizadas e desinfetadas.
Áreas comuns:
- Foram retirados de circulação flyers, jornais, revistas, livros, materiais promocionais de bares, restaurantes e estabelecimentos, catálogos etc.
Recepção do hotel:
- Todas as canetas disponibilizadas serão previamente higienizadas e desinfetadas; Os cartões-chaves disponibilizados serão previamente higienizados e desinfetados;
- Os itens de empréstimo (como carregadores de celulares, adaptadores, entre outros) que serão disponibilizados, serão previamente higienizados e desinfetados;
- POS (máquinas de passar cartão) serão higienizados e desinfetados previamente;
- Haverá uma urna para depósito de itens usados pelo hóspede: cartão-chave do quarto pós check-out, devolução de itens emprestados, canetas utilizadas no balcão da recepção. Todos os itens ali depositados serão periodicamente higienizados.
- Os seguintes documentos continuarão sendo solicitados na recepção no ato do check-in, de acordo com a particularidade do tipo de reserva: RG, CPF, CNH, Passaporte, Certidão de Nascimento, autorização de hospedagem de menores, comprovante de vacinação antirrábica do PET, entre outros. Contudo, colaborador e hóspedes serão orientados a higienizar as mãos imediatamente, com álcool gel 70%, após manipulação desses documentos.
Poderão estar abertas ou fechadas, dependendo de legislações estaduais e/ou municipais aplicadas ao destino onde o hotel está localizado. Caso estejam abertas, os espaços estarão liberados para uso com as seguintes medidas:
- Frascos / dispensers de álcool gel 70%;
- Sinalização de ocupação máxima de pessoas para usar o espaço ao mesmo tempo.
Poderão estar abertas ou fechadas, dependendo de legislações estaduais e/ou municipais aplicadas ao destino onde o hotel está localizado. Caso estejam abertas, os espaços estarão liberados para uso com as seguintes medidas:
- Higienização do mobiliário.
- Manteremos fechados temporariamente os Kids club;
- Sobre o playground, orientamos os pais e responsáveis a não utilizarem, por serem ambientes compartilhados e com nível elevado de transmissão do vírus.
- Obedecer à legislação estadual/municipal vigente da localidade do hotel e usar a máscara facial em todas as áreas comuns e sociais. Somente será permitida a entrada e circulação de pessoas com máscaras nas dependências do hotel. Caso o cliente não tenha, a recepção e departamento de eventos do hotel fornecerão em caráter gratuito.
- Respeitar as orientações para evitar aglomerações de pessoas nos apartamentos, nos ambientes comuns (bar, restaurante, piscina e/ou fitness center) e sociais (lobby, foyer, corredores), além dos elevadores.
Manter o distanciamento social entre pessoas em espaços como:
- Fila de recepção (check-in e/ou check-out);
- Salão do café da manhã, restaurante, bar;
- Elevadores;
- Áreas de eventos;
- Banheiros sociais.
- As acomodações são de uso privado do hóspede e serão entregues limpas, higienizadas e desinfetadas. Fica a critério do cliente a adesão quanto à recomendação de deixar as janelas abertas ou semiabertas para a ventilação.
- Caso algum participante de eventos, cliente e hóspede apresente sintomas da Covid-19, como tosse seca, febre, falta de ar ou dificuldade para respirar, cansaço e dores pelo corpo, deverá procurar serviços de saúde locais para orientação médica. Também deve comunicar a recepção do hotel posteriormente.
- Seguir orientações da OMS (Organização Mundial da Saúde) e Ministério da Saúde do Brasil.
Para servir no buffet, você será auxiliado por um atendente com distância e proteção, evitando proximidade social entre os hóspedes e entre hóspedes e colaboradores.
Intensificaremos a higienização de talheres e louças, mesas, cadeiras, objetos e demais superfícies. O mise en place (guardanapo, talheres, copos e taças) será montado quando o hóspede sentar à mesa.
Todos os funcionários estarão usando máscaras obrigatoriamente. Solicitamos que os hóspedes só retirem as máscaras no momento da refeição.
- Eventos: com o intuito de evitar aglomeração de pessoas em foyers e áreas de coffee-breaks, somente atenderemos na parte de alimentação de eventos com a opção “Lunch in Box”. Entregaremos um kit a cada participante do evento, acompanhado de sachê de álcool gel;
- Room service:
- A entrega e coleta de bandejas nas acomodações será realizada na porta, sem a entrada do colaborador no apartamento;
- Na bandeja, entregaremos sachê de álcool gel para o hóspede realizar higienização das mãos antes da refeição.
Café da manhã:
- Será servido em bandeja no salão, se a ocupação do hotel for até 30 pessoas;
- Acima de 31 pessoas hospedadas, serviremos em sistema de buffet, com protetores-barreira de acrílico;
- Os guardanapos de pano serão trocados por de papel e serão descartáveis;
- Os talheres serão disponibilizados higienizados e protegidos em envelopes de papel;
- Intensificaremos a higienização de talheres e louças, mesas, cadeiras, objetos e demais superfícies;
- Disponibilizaremos álcool gel 70% em todas as mesas.
Almoço e jantar:
- Atenderemos em sistema “a la carte”;
- Os guardanapos de pano serão trocados por de papel e serão descartáveis;
- Os talheres serão disponibilizados higienizados e protegidos em envelopes de papel;
- Intensificaremos a higienização de talheres e louças, mesas, cadeiras, objetos e demais superfícies;
- Disponibilizaremos álcool gel 70% em todas as mesas.
Bar:
- Os guardanapos de pano serão trocados por de papel e serão descartáveis;
- Os talheres serão disponibilizados higienizados e protegidos em envelopes de papel;
- Intensificaremos a higienização de talheres e louças, mesas, cadeiras, objetos e demais superfícies;
- Disponibilizaremos álcool gel 70% em todas as mesas.
- Todos os itens disponíveis para venda serão previamente higienizados e desinfetados antes de estarem disponíveis nas prateleiras, geladeiras ou freezers;
- Disponibilizaremos sacolas transparentes para os clientes se servirem;
- Maçanetas, alças, portas e demais superfícies usadas para abrir e fechar serão periodicamente desinfetadas ao longo do dia.
PROTOCOLOS RIGOROSOS DE LIMPEZA - De acordo com as diretrizes das autoridades sanitárias.
Roupa de cama com troca diária e higienização máxima com produtos especiais. Higienização completa de condicionadores de ar na troca de hóspedes.
O cardápio do room service e informações ao hóspede serão disponibilizados de forma virtual, pela televisão.
No kit de amenities, será disponibilizado a todos os hóspedes, de forma gratuita, álcool gel 70% para higienização das mãos.
- Será realizada periodicamente uma desinfecção profunda, por meio de empresa terceirizada e homologada na Anvisa, para garantir ambientes livres de agente patógenos;
- Intensificação dos protocolos de limpeza e desinfecção nas arrumações e liberações;
- Usamos produtos bactericidas e de origem hospitalar para os procedimentos de arrumação diária e liberação de apartamentos;
- Limpeza de todas as superfícies e objetos da acomodação;
- Limpeza e higienização completa periódica de ar-condicionados, conforme norma PMOC e RE-9;
- Frasco gratuito de álcool gel individual para hóspedes;
- Cobertores, mantas e edredons serão fornecidos higienizados e embalados;
- Retiraremos almofadas, peseira de cama, travesseiros extras do guarda-roupa.