Segundo uma pesquisa realizada pela Franceschini Análise de Mercado, encomendada pelo MPI (Meeting Professionals International), as mil maiores empresas do Brasil realizam em média, cada uma, 270 eventos corporativos por ano.
Cada vez mais presentes na realidade das empresas, os eventos corporativos são excelentes canais de comunicação e integração entre os colaboradores, parceiros, fornecedores, clientes, comunidade e investidores.
Na hora de discutir e debater assuntos relacionados à organização ou promover interação entre a equipe, os eventos são muito bem-vindos. Organizar uma reunião corporativa envolve detalhes essenciais, pois é um momento que ajuda no fortalecimento e promoção da marca, relacionamentos etc.
Os eventos corporativos são importantes para a manutenção da empresa, pois eles têm grande influência na imagem e identidade da organização. A razão para realizar eventos corporativos é atingir objetivos específicos, como comemorações, fazer comunicados, entre outros.
Essas ações são importantes para a empresa e para os colaboradores, pois promovem o engajamento entre funcionários, os valores da organização e aumentam a credibilidade da empresa diante do mercado.
Além disso, os eventos corporativos possibilitam estimular o companheirismo, despertar o senso de colaboração, fortalecer a cultura organizacional e motivar os funcionários para que atinjam a sua meta de trabalho.
Existem vários tipos de eventos corporativos e, cada um deles, possui um objetivo específico.
Confira os eventos mais comuns e para o que são destinados:
O workshop é um evento destinado a reunir um grupo de pessoas para aprofundar um conhecimento específico, podendo ser abordado de maneira teórica ou prática. Geralmente, esse tipo de evento fornece treinamentos para equipes.
As convenções são eventos que reúnem profissionais da mesma empresa e de outras organizações. Há diversos motivos para realização de uma convenção, como comemorações, vendas, lançamentos de produtos, confraternização etc.
Os seminários são eventos que abordam determinados temas e possuem vagas com participações limitadas. Além disso, geralmente, os participantes possuem um conhecimento prévio sobre o assunto. O objetivo desse tipo de evento é proporcionar a troca de informações por meio de debates. Os seminários podem ter duração de um dia ou vários dias.
O fórum é um evento com caráter social. Ele reúne um grande número de pessoas que tenham interesse no mesmo tema para debater, dar opinião e tirar dúvidas coletivamente. O debate é livre e ocorre por meio da coordenação de uma pessoa.
O simpósio é um evento de caráter científico, pois é destinado para reuniões de especialistas de renome em determinado assunto. Os profissionais participantes realizam discussões para levantar diferentes opiniões e visões sobre o mesmo tema. O simpósio é conduzido por um mediador e pode durar um dia ou vários.
A conferência também é um evento de caráter científico, que reúne profissionais especialistas de alto nível sobre determinado assunto. Uma conferência é direcionada para um grande número de participantes, por meio de um mediador que é responsável por conduzir os trabalhos.
Tudo pode influenciar durante um evento corporativo, por exemplo, a decoração. Os detalhes de uma decoração podem fazer toda a diferença durante um vento, mas como saber qual a melhor decoração para o seu evento?
Para fazer a decoração adequada e ideal para um evento corporativo, algumas questões podem ser levadas em consideração. Veja:
O primeiro passo é entender qual é o objetivo e que tipo de evento será realizado. Por exemplo, se o evento for uma confraternização, opte por decorações mais leves e descontraídas. Para eventos de lançamento de produtos, a decoração pode ser mais elegante. O importante é saber a proposta do evento e transmitir por meio da decoração uma imagem positiva.
O primeiro passo é entender qual é o objetivo e que tipo de evento será realizado. Por exemplo, se o evento for uma confraternização, opte por decorações mais leves e descontraídas. Para eventos de lançamento de produtos, a decoração pode ser mais elegante. O importante é saber a proposta do evento e transmitir por meio da decoração uma imagem positiva.
O lugar do evento é muito importante, pois a decoração e a distribuição das mesas podem ser diferentes, de acordo com o tamanho e características do ambiente: se é aberto ou fechado.
A iluminação influencia muito no clima do evento, por isso é importante prestar atenção em que tipo de ambiente você quer proporcionar aos convidados. O ideal é contar com a ajuda de profissionais que dominam o assunto, mas de qualquer maneira é importante usar a iluminação com cautela.
Confira depoimentos de empresas que já confiaram na Rede Deville:
No geral, todas as estruturas do hotel atenderam as nossas expectativas. Fizemos algumas solicitações excepcionais que foram prontamente atendidas pela equipe de eventos, adequando alguns processos as nossas necessidades. O evento foi um sucesso e o feedback de todos os participantes foram positivos. Quero ressaltar também o conforto dos apartamentos, comentado por todos os envolvidos.
Desde o início até o final atendimento e prestação de serviços nota 10. Com certeza realizaremos novos eventos no Deville. Todos os colaboradores do Deville estão de parabéns! Ressalto as pessoas que de destacaram por resolutividade, atenciosidade e assertividade. Ito, Maryanna, Maike, Renata e Patrick. Sensacional!
Ótimo atendimento de toda a equipe, pontualidade, super prestativos. Superou todas as minhas expectativas, parabéns pela equipe.
Equipe muito bem preparada e prestativos. Foi a primeira vez que realizamos evento no Deville Prime Cuiabá, ficamos muito satisfeitos em todos os aspectos. Parabéns a toda equipe pelo excelente trabalho, que continuem com essa qualidade.
Muito bom, desde o início com Roxane até o final do evento, equipe do Buffet e atendimento em geral muito competente e simpático. Com certeza o evento do ano que vem será no Deville. Obrigado!
A Associação Gaúcha de Atacadista e Distribuidores – AGAD tem por meta, sempre oferecer às empresas associadas o melhor e podemos dizer que o Hotel Deville / Porto Alegre se enquadra nessa proposta, por sua localização (próximo ao aeroporto), serviços e equipe. Nossa preocupação será sempre alinhar uma comunicação transparente com àqueles que nos atendem; para que eventuais contratempos passam ser resolvidos com ética e a rapidez. Resumindo estamos Muito Satisfeitos com essa relação AGAD/Deville.
O evento foi um sucesso! E isso, sem dúvida, deve-se a qualidade da estrutura e da equipe do Hotel Deville. Somos muito gratos a equipe do hotel por todo o suporte antes e durante o evento. Acredito que vocês deixaram ótima impressão nos participantes do evento e colocaram nossa cidade em novo patamar com capacidade para receber e organizar eventos.
De todos que tivemos contato foram extremamente atenciosos, competentes e dedicados conosco, nos sentimos muito acolhido e adoramos o serviço do hotel, sem dúvidas indicamos os serviços de vocês e vocês já conquistaram a todos que estiveram no evento para futuros trabalhos. Teve um dos "garçons, acho que o nome é Maycon" que fez nossa logo em uma gelatina e na própria mesa, isso foi um ponto super positivo para nós, grande parte do público do evento bateu foto e perguntou como foi feito, e isso foi um mimo do hotel conosco que cativou muito. As meninas do evento Silvia e Gisa, são de uma atenção inexplicado, estão sempre junto, verificando se estamos precisando de algo ou não, e isso nos dá uma super segurança que o evento acontecerá certinho como foi fechado e planejado. Os meninos da recepção que nos ajudaram a descarregar todo material que precisamos para o evento, eram materiais pesados e acabavam sujando um pouco a roupa, já que nosso material é pó e causa poeira, más não se importaram e pegaram junto conosco. Parabéns a equipe Deville Curitiba, sem nenhuma dúvida, podemos dizer que não temos do que reclamar de vocês e que com toda certeza, queremos voltar mais vezes. Continuem assim que será sempre um grande Suce$$o entre Deville e Ceramfix. Obrigada.
A equipe de eventos do Hotel está de parabéns, eu que planejo os eventos, mas quem negocia e contrata são pessoas de um setor específico, sempre pergunto para eles como que é a relação da equipe de eventos com eles e sobre o Deville escuto sempre a mesma coisa " a se todo hotel fosse igual ao Deville de Curitiba", e eu me apodero das palavras deles e repito "a se todo hotel fosse igual ao Deville de Curitiba" rs... Vocês estão de parabéns. A EQUIPE TODA! Hoje vou agradecer especialmente a Silvia e a Gi, elas sempre são incríveis comigo e com os meus participantes, mas fico até sem graça de citar nomes porque todos foram ótimos como sempre.
Obrigada mais uma vez a toda equipe pelo acolhimento e atenção de sempre.
Excelente, o atendimento do Deville é maravilhoso
Como mencionado anteriormente, o local do evento corporativo é muito importante na hora da organização. Aqui na Rede Deville é possível alugar espaços para realizar o seu evento corporativo na cidade de Campo Grande, Cascavel, Cuiabá, Curitiba, Guaíra, Maringá, Salvador e São Paulo.
Além da possibilidade de alugar locais para eventos, também está disponível os serviços de equipamentos, hospedagem, alimentos e bebidas. Também é possível escolher a montagem do ambiente. Auditório, escolar, banquete e coquetel são algumas das opções de montagem oferecidas pelo Hotéis Deville.