Com a aproximação do inverno, a Região Sul torna-se um destino turístico ideal para curtir os dias mais frios. Nós já mostramos aqui como fazer uma mala de inverno e agora selecionamos algumas atrações de duas capitais que têm muito a oferecer e ficam ainda mais bonitas sob as baixas temperaturas: Curitiba e Porto Alegre.

Curitiba

Frio em Curitiba - Teatro Guaíra A capital mais fria do Brasil fica em um planalto 900 metros acima do nível do mar. A temperatura média no inverno é de 13°C. Embora sejam pouco comuns, podem ocorrer temperaturas abaixo de 0°C. Sem dúvida a capital paranaense possui um clima particular, conheça mais sobre as estações de Curitiba.

Paço da Liberdade

A antiga sede da Prefeitura de Curitiba rende lindas fotos, com cara de Europa. Inaugurado em 1916, o prédio conta com detalhes neoclássicos e desenhos art-nouveau. É o único monumento do Paraná tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Durante o dia, o Café do Paço serve cafés, chás, bolos e tortas. À noite, a iluminação deixa o prédio com um ar ainda mais romântico. Na Praça Generoso Marques – Centro (Setor Histórico)

Santa Felicidade

O bairro formado por colonos italianos, que vieram especialmente das regiões do Vêneto e Trento, conta com diversos restaurantes com rodízio italiano, lojas de artesanato e vinícolas abertas ao público.

Parques

Curitiba é uma cidade privilegiada quando o assunto são parques. Os mais famosos são o Jardim Botânico, com sua estufa de três abóbadas e seus jardins geométricos; o Barigui, o mais central e frequentado da cidade; e o Tanguá, onde o pôr-do-sol é um espetáculo à parte. Fique atento à previsão do tempo porque, em caso de geada, vale a pena acordar bem cedo para ver os gramados brancos nos parques.

Morretes

Estando em Curitiba reserve um dia para fazer o passeio de trem para Morretes. Construída no século 19, a ferrovia corta a Serra do Mar, com lindas paisagens da Mata Atlântica e diversas pontes, túneis e viadutos. Em Morretes, uma das atrações é comer o prato típico da região: o barreado. Quem leva: Serra Verde Express, fone (41) 3888-3488

Onde ficar em Curitiba

Localizado no coração da cidade, o Deville Business Curitiba está próximo à Rua das Flores, ao centro financeiro e possui acesso fácil aos principais pontos turísticos. Ideal para quem vem a Curitiba, oferece atendimento de qualidade aos seus hóspedes e conforto na medida certa.

Mais sobre Curitiba

Conheça os principais pontos turísticos da capital paranaense.

Porto Alegre

Frio em Porto Alegre A capital gaúcha é um pouco menos fria que a paranaense. As temperaturas no inverno variam entre 2°C e 20°C.

Parques

São diversas opções, entre elas o Parque Farroupilha (ou da Redenção) tombado como patrimônio histórico, cultural, natural e paisagístico de Porto Alegre; o Parque Germânia, um dos maiores da cidade e com ótima infra-estrutura esportiva; o Parque Moinhos de Vento – popularmente conhecido como Parcão – que leva este nome por ter moinhos de trigo em sua área.

O Guaíba

O rio Guaíba reserva diversas opções de passeio. Desde uma caminhada pelo calçadão da praia de Ipanema aos passeios de barco que saem do portão central do Cais do Porto ou da Usina do Gasômetro. O pôr-do-sol é uma atração imperdível, tanto da orla quanto a bordo.

Mercadão Municipal

Se quiser se sentir um verdadeiro gaúcho, vá ao Mercadão e compre uma cuia, uma bomba e erva-mate e aprenda a fazer e degustar um bom chimarrão, ou simplesmente mate. E aproveite o passeio para curtir as cores, perfumes e a variedade de produtos que só se encontra nos mercados públicos. Se você for em um sábado ou domingo, pode dar uma esticada no “Brique da Redenção”, feira de artesanato, antiguidades e comidas no Parque da Redenção.

Snowland

O primeiro parque de neve indoor das Américas fica em Gramado, a 100 km de Porto Alegre. Em 16 mil m² o parque abriga 18 atrações, entre elas uma montanha de neve para descer de esqui, snowboard ou boia; pista de patinação no gelo, Vilarejo Alpino. O parque oferece roupas especiais para a neve. Parque de Neve Snowland: (54) 3295 6000 Além das dicas acima, separamos para você oito lugares para comer em Porto Alegre ou para quem tem interesse em cidade como Gramado e Canela, pode conhecer a Serra Gaúcha no Inverno

Onde ficar em Porto Alegre

Situado a apenas 800 metros do Aeroporto Internacional Salgado Filho, o Deville Prime Porto Alegre está a 15 minutos do centro da cidade e na principal via de acesso à região industrial e ao Vale dos Sinos. Com um ambiente moderno, estrutura completa e serviços impecáveis, o hotel é ideal para aqueles que viajam a lazer ou a negócios.




Veja também

Os 10 melhores aeroportos do mundo

5 diferenciais dos Hotéis Deville para quem curte praticar atividades físicas

Reserva online