Essa questão sempre gera muitas dúvidas, afinal, é melhor ter a garantia de pacote ou a liberdade de viajar do seu próprio jeito?

A primeira grande resposta para isso é: depende muito do tipo de viagem que você deseja fazer, do destino, das circunstâncias do passeio e da sua personalidade. Em ambos os casos, existem vantagens e desvantagens.

Atualmente, graças à tecnologia, é possível fazer quase tudo previamente: escolher o hotel, comprar voos por preços promocionais, escolher os locais que deseja visitar e montar o próprio roteiro. Por conta disso, nasce o questionamento: será que ainda vale a pena pagar mais para que alguém faça isso por você? Vamos descobrir!

Pacote

A vantagem de escolher uma viagem de um pacote completo é a diminuição das tarefas, tendo apenas de optar entre os hotéis oferecidos (isso quando há essa alternativa) e a compra ou não dos passeios. Além disso, o parcelamento costuma ser mais atrativo.

Entretanto, a seleção dos hotéis costuma ser limitada e toda a burocracia do check-in e do check-out pode ocupar boa parte do primeiro e do último dia, respectivamente. Ademais, você é geralmente induzido a comprar os passeios com uma determinada empresa e acaba não aproveitando melhor a cidade de destino, ficando “preso” ao roteiro do pacote.

Por conta própria

Como dissemos, nunca foi tão fácil produzir uma viagem por conta própria, pois está tudo a um click de nós: voos, hotéis ou Airbnb, aluguel de carros, opiniões de outros viajantes e dicas de passeios que fogem dos tradicionais roteiros.

Outra coisa muito importante durante a programação de uma viagem por conta própria é o fácil acesso a ofertas de voos e hospedagem que podem sair bem mais em conta do que nos pacotes. Além disso, o processo de pesquisa acaba proporcionando um conhecimento maior sobre o destino, tornando a viagem mais rica e satisfatória.

Porém, organizar uma viagem por conta dá um mega trabalho, principalmente nas primeiras vezes, quando tudo é novidade. Qualquer erro no preenchimento de datas, seja de voos ou hospedagem, pode dar uma bela dor de cabeça.

Como é possível perceber, ambas as escolhas possuem vantagens e desvantagens. Para escolher o melhor estilo de viagem, seja comprando um pacote pronto ou realizando tudo por conta, é preciso pensar o que você espera desse momento: comodidade ou aventura. Faça sua escolha!

 




Veja também

Como escrever um e-mail corporativo?

5 ótimos passeios bate e volta saindo de Curitiba

Reserva online