Planeje sua próxima viagem passando pelos lugares onde estão as principais obras de van Gogh, um dos maiores artistas de todos os tempos

Que tal planejar sua próxima viagem baseado em um roteiro que visite as obras dos principais artistas que a humanidade já viu? O Blog do Deville ajuda você a encontrar os quadros, esculturas e criações mais marcantes da humanidade. Para começar, dizemos para você onde estão as obras de um dos pintores mais marcantes do século 19,  Vincent van Gogh.

Quem foi van Gogh?

Vincent Willem van Gogh é um dos pintores mais importantes do século 19 e de toda a história da humanidade. Ele nasceu em 30 de março de 1853 em Zundert, na Holanda. Em pouco menos de uma década – a última de sua vida – ele produziu cerca de 860 pinturas a óleo que influenciaram a arte durante todo o século seguinte. Os temas de suas pinturas incluíam paisagens, natureza morta e retratos – de outros e de si mesmo. 

Conhecido mundialmente tanto por sua arte quanto por ter cortado a própria orelha em um acesso de raiva, van Gogh teve diversos problemas de saúde durante a vida, como depressão e psicose. O pintor deu fim à própria vida com um tiro no peito em 1880, quando tinha apenas 37 anos.

Onde estão suas obras?

Assim como todos os grandes artistas, van Gogh tem suas obras espalhadas por museus de todo o mundo. A Noite Estrelada, por exemplo, uma de suas obras mais icônicas, pintada quando ele estava internado em uma instituição psiquiátrica logo após o episódio do corte de sua orelha, encontra-se em exposição no Museu de Arte Moderna (Moma) de Nova York.

Leia mais:

5 museus internacionais para conhecer do conforto do seu lar

Os museus mais incríveis do Brasil

Os museus mais interessantes para conhecer em Curitiba

Seu famoso auto-retrato, provavelmente o último que fez, está no Museu d’Orsay, em Paris, enquanto outros de seus quadros, como O Terraço do Café à Noite,  por exemplo, são propriedades particulares.

O maior acervo de obras do autor holandês está no museu que leva seu nome, o Museu Van Gogh, em Amsterdam. A exposição permanente do museu conta com mais de 200 obras do artista, entre elas quadros famosos como Os Comedores de Batatas e Amendoeira em Flor. Além disso, o acervo também possui cartas e desenhos de van Gogh, assim como obras de outros pintores que foram seus contemporâneos.




Veja também

5 sites para encontrar histórias incríveis de viagem

Viagens curtas de carro são opção durante a pandemia

Reserva online