Conhecer novas culturas, reconectar-se consigo mesmo e criar novas histórias. Um ano sabático pode ter várias razões. Entenda

Engana-se quem pensa que um ano sabático significa fugir das responsabilidades da vida. Ao optar por tirar um ano somente para você, viajando e realizando um autoconhecimento, você reflete sobre como está vivendo e o que deseja mudar daqui para a frente.

O período sabático deve ser encarado como uma oportunidade de crescimento. Infelizmente, nem sempre é possível realizá-lo e nem todos possuem a ciência de sua importância tanto para o lado pessoal, quanto para o profissional.

É necessário tirar um ano sabático?

Antes de mais nada, é bom que se diga que não é todo mundo que pode ou sabe que precisa disso. Porém, algumas situações cotidianas ajudam a entender quão benéfico um ano sabático pode ser.

O intuito dessa atitude não é largar tudo sem pensar nas consequências, mas sim analisar com calma e tomar as melhores decisões para seu presente e seu futuro.  

Com isso em mente, separamos 5 bons motivos para que você possa planejar um ano sabático para sua vida nos próximos anos. Vamos conferir?

01. Expandir a criatividade

Quando estamos há muito tempo fazendo a mesma coisa, trabalhando em uma rotina cansativa ou estagnado no mercado do trabalho, é preciso fazer alguma coisa.

Um ano sabático pode auxiliar você a sair do automático e expandir a criatividade. Ao ter contato com algo novo, respirar novos ares e sair da sua zona de conforto, sua mente tende a ser mais criativa, algo que auxiliará você a entender melhor todo o processo para a construção de novas ideias.

02. Mais tempo livre

Quando você tira um ano sabático, não há necessidade de viajar, de fato. Embora o mais recomendado seja mudar de ares, ter mais tempo livre pode ser o momento perfeito para dedicar-se às pessoas que você ama.

Passear com seus filhos, levar seus pais para um lugar diferente, sair mais vezes com os amigos, primos e irmãos, por exemplo, são formas de não pensar na vida profissional e ter um tempo para dedicar-se a cuidar do seu espírito.

03. Vivenciar Culturas

Quando você embarca para uma jornada de autoconhecimento, vivenciar culturas e costumes diferentes do seu, diariamente, é uma forma de aprender a maneira como outros povos vivem, se conectam e pensam em relação a tudo.

Tanto no trato pessoal, quanto profissional, entender a forma como outros povos, culturas e países vivem é excelente para aumentar o seu leque de conhecimento para possíveis oportunidades futuras.

04. Aprender novos idiomas

Uma das grandes vantagens de tirar um ano sabático e viajar para outros países é aprender a língua nativa. Mesmo que você tenha um conhecimento quase nulo em outros idiomas, ao passar um tempo em um país diferente do seu, é possível aprender uma nova língua em pouco tempo.

Embora realizar cursos preparatórios também seja muito válido, aprender o idioma diretamente com os nativos deixa a sua fluência muito maior, aumentando seu envolvimento com os costumes do local.

05. Conhecer pessoas

Mesmo que o ano sabático seja um tempo que você precise dedicar a você, também é possível utilizá-lo para aumentar o seu networking. Dessa forma, além de aprender novas culturas, uma língua diferente e novos costumes, você também pode ter a oportunidade de conhecer pessoas novas!

E aí, pronto para tirar seu ano sabático? Como sabemos, esse momento é ótimo para conhecer você e aumentar seu leque de experiências. Por isso, planeje muito bem e faça isso ser uma vivência incrível em sua vida.




Veja também

Qual melhor forma de realizar uma apresentação para clientes?

4 vinícolas para visitar na serra catarinense

Reserva online