Uma série de fatores fazem com que o frio em Curitiba seja famoso no país todo. Confira quais são eles

Já virou até meme: quando alguém fala que esfriou demais, sempre aparece um curitibano para dizer “ah, mas lá em Curitiba é pior..”. E não é à toa: a fama de capital mais fria do país é verdadeira. Nos meses de inverno, a cidade costuma registrar temperaturas até mesmo abaixo de 0ºC. Em parte, a razão para isso é compreensível: a cidade está no sul do país e longe da linha do Equador. 

Mas essa é somente uma das razões para o clima gelado da capital paranaense. Existem pelo menos mais três fatores que influenciam bastante no clima da cidade

Por que tão frio?

Em primeiro lugar, a altitude é um fator crucial. Seria de se imaginar, por exemplo, que Porto Alegre fosse a capital mais fria do país, já que a capital gaúcha encontra-se mais ao sul do que a capital paranaense. Entretanto, Porto Alegre encontra-se praticamente ao nível do mar, enquanto Curitiba possui uma altitude de 935m, o que faz dela a segunda capital mais alta do país, ficando atrás apenas de Brasília.

Além disso, Curitiba é cercada por serras. Essas formações montanhosas que estão localizadas em volta da cidade, que é majoritariamente plana, fazem com que a umidade e os ventos fiquem retidos, ajudando a manter o frio concentrado. 

Essa combinação de fatores, juntamente com as massas de ar seco que marcam o clima da região centro-sul do país, explicam o frio que os moradores e visitantes da capital paranaense sentem.

Só faz frio em Curitiba?

Essas condições podem fazer as pessoas acreditarem que em Curitiba tem frio no ano todo. Na verdade, o clima subtropical úmido da região faz com que a cidade tenha as estações do ano de forma relativamente bem marcadas, com suas características típicas – no verão, os termômetros chegam a marcar mais de 30 C° com certa frequência, principalmente em anos mais recentes.

Quatro estações em um dia

Outra característica muito comum do clima na capital paranaense é a sua instabilidade. Curitibanos costumam dizer que a cidade enfrenta as quatro estações do ano em um único dia por causa das mudanças, que podem variar entre o frio pela manhã, calor na hora do almoço, temperaturas amenas no meio do dia e chuva no fim da tarde.

O que não muda é a qualidade do Deville Business Curitiba. Localizado no coração da cidade e próximo aos principais pontos turísticos, é o hotel ideal para quem quer curtir os encantos da capital mais fria do país. Faça agora mesmo a sua reserva e aproveite tudo o que Curitiba tem a oferecer!  




Veja também

Dia do Sorvete nos Hotéis Deville

É Primavera no Deville Business Maringá

Reserva online