O Brasil possui diversos museus interessantes, com acervo de nível internacional e que abrigam exposições de altíssima qualidade.

No momento de planejar uma viagem, muitos brasileiros não param para pensar que, em nosso país, existem museus excelentes, nos quais é possível conhecer grande parte da história do Brasil e do mundo, além de exposições itinerárias que abrilhantam ainda mais os lugares.

Mas por que os museus são tão ignorados? A falta de informações e interesse sobre esse tipo de cultura é o principal responsável pela procura escassa por museus nacionais.

Além disso, a ideia de que os museus bons são apenas os que ficam fora do país é extremamente disseminada. Porém, aqui mesmo no Brasil, existem diversos museus incríveis para você conhecer. Confira a nossa seleção abaixo:

MASP – São Paulo-SP

O MASP (Museu de Arte de São Paulo) possui mais de 8 mil peças, incluindo pinturas dos maiores nomes da história da artes, como Vincent Van Gogh, Edgar Degas e Diego Velázquez.

Além das pinturas clássicas, há esculturas, murais, tapeçarias e outros objetos de diferentes períodos, inclusive alguns da Idade Antiga. Reconhecido pela qualidade em seu acervo, o MASP definitivamente merece a sua visita.

Instituto Ricardo Brennand – Recife-PE

Com uma imensa área verde, o Instituto Ricardo Brennand possui um incrível acervo de artes, formado por pinturas e esculturas europeias do séculos XV a XVII.

Como parte da história do estado de Pernambuco, um dos destaques do museu é a ala dedicada ao Brasil Holandês, referindo-se à ocupação das forças holandesas entre 1635 e 1654. Além disso, chama a atenção as mais de 3 mil peças da seção de armas brancas, que incluem armaduras medievais autênticas do século XIV.

Museu do Amanhã – Rio de Janeiro-RJ

Com uma ideologia diferente dos tradicionais museus do mundo, o Museu do Amanhã propõe uma reflexão sobre os caminhos da Terra e da humanidade.

O museu mostra todas as mudanças no planeta provocadas pela ocupação humana e os desafios que teremos para que as transformações sejam feitas de forma sustentável. O edifício foi projetado pelo renomado arquiteto espanhol Santiago Calatrava e é um dos mais surpreendentes e inovadores do mundo.

Museu Oscar Niemeyer – Curitiba-PR

Inaugurado em 2002, o Museu Oscar Niemeyer rapidamente se transformou em um cartão-postal da capital paranaense. A construção principal em tese tem o formato de uma bailarina segurando um arco sobre a cabeça, mas ficou mais conhecido como “olho” – tanto que até hoje muita gente se refere ao local como “museu do olho”. O visitante pode curtir exposições de artistas nacionais e estrangeiros das mais diferentes vertentes da arte, como pintura, escultura, fotografia etc.

Casa do Carnaval – Salvador-BA

A capital baiana recebeu no início de 2018 o primeiro museu interativo do Brasil sobre a maior festa popular do nosso país. A Casa do Carnaval reúne centenas de livros relacionados à data especial e à cidade de Salvador, suas artes e tradições. O destaque vai para os 200 bonecos feitos de cerâmica, que representam figuras típicas da folia, além da Sala da Criatividade e Ritmos do Carnaval da Bahia, que detalha a diversidade do carnaval local. Um programa diferente, mas que tem a cara da cidade!

Gostou das nossas dicas? Nosso país possui uma cultura riquíssima, exposta em diversos museus espalhados por todos os estados. Por isso, se tiver oportunidade de conhecê-los, saiba que estará enriquecendo seu repertório cultural e prestigiando lugares incríveis. Aproveite o código CULTURAL e tenha 10% de desconto nas reservas feitas através do nosso site. Acesse e tenha agora mesmo o seu benefício!




Veja também

Como escrever um e-mail corporativo?

5 ótimos passeios bate e volta saindo de Curitiba

Reserva online