O Brasil é dono de inúmeros destinos de ecoturismo para os apaixonados por natureza e belezas naturais. Que tal conhecer alguns?

Você gosta de estar sempre em contato com a natureza, respirar o ar puro, ouvir o canto dos pássaros, banhar-se com águas naturais e admirar belas paisagens? Então saiba que você precisa conhecer esses destinos de ecoturismo no Brasil.

Vale ressaltar que o ecoturismo é um tipo de viagem que o turista explora a natureza de forma consciente, sempre respeitando e preservando o meio ambiente, além de incentivar a educação ambiental. No Brasil, existem lugares especialmente dedicados a esse tipo de atividade na natureza. Vamos conhecer alguns?

Nobres, MT

Nobres é um pequeno município do estado do Mato Grosso que ganha cada vez mais destaque por suas paisagens encantadoras, como cachoeiras, balneários naturais, poços de águas extremamente transparentes, rios cristalinos para praticar flutuação, cavernas, mirantes para tirolesa e trilhas para admirar o pôr do sol.

Reprodução: Wiki Commons

Toda essa natureza permanece preservada e intocada mesmo depois de muitos anos. O acesso não é difícil, mas o local é um pouco afastado e a infraestrutura é ainda muito simples. Nobres fica a apenas 150 km de Cuiabá.

Aparados da Serra, SC

As paisagens de Aparados da Serra são imponentes, bonitas e extremamente chamativas. O Parque Nacional está localizado na fronteira natural entre os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, e é o limite vertical da Serra Geral, uma má formação rochosa que tem origem no Paraguai, mas que se estende não só pela região centro-sul do Brasil, como também pelo Uruguai e pela Argentina.

Reprodução: Wiki Commons

O destino possui um cenário absurdamente incrível, com cânions, desfiladeiros e abismos verticais que chegam a mil metros de altura, além de abrigar a maior quantidade de vertentes de águas cristalinas do país. O acesso até Aparados da Serra é mais fácil pela Praia Grande, em Santa Catarina.

Leia mais:

Entenda mais sobre o ecoturismo

Campo Grande: cultura e ecoturismo

Como a realidade virtual pode melhorar a experiência do turismo

PETAR, SP

O Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira (PETAR) abriga a maior porção de Mata Atlântica preservada de todo o país e é considerado uma das mais importantes unidades de conservação do mundo. Há muito tempo já é famoso por ser um dos principais destinos de ecoturismo do estado de São Paulo e do Brasil.

Reprodução: Wiki Commons

Lá, existem mais de 350 cavernas e algumas das mais famosas são: Caverna da Água Suja, a Caverna do Alambari de Baixo, Caverna de Santana e a Caverna do Couto. Além disso, você pode admirar os poços naturais do Rio Betari, as cachoeiras das Andorinhas e do Couto, os sítios arqueológicos e paleontológicos, e muito mais. A cidade mais próxima do PETAR é Iporanga.

Bonito, MS

Com rios cristalinos, belas cachoeiras, boa infraestrutura e uma política consciente de preservação do meio ambiente, a cidade de Bonito, no Mato Grosso do Sul, é referência no turismo sustentável e um dos melhores destinos de ecoturismo do Brasil.

Reprodução: Wiki Commons

Outro passeio muito legal em Bonito é o Buraco das Araras, onde os turistas podem observar as aves saindo de seus ninhos. A Gruta do Lago Azul também é um ótimo lugar graças ao lago de águas cristalinas, que muda de cor de acordo com a incidência dos raios de sol. 

Viu só como nossas terras contam com ótimos destinos para o ecoturismo em diferentes regiões do país? São lugares que possuem uma beleza natural invejável e que devem certamente ser visitados pelos apaixonados pelo contato com a natureza e o meio ambiente.




Veja também

Viagens curtas de carro são opção durante a pandemia

Home office está surpreendendo os empresários

Reserva online