Estar longe de casa e descobrir que sua mala e seus pertences se perderam no caminho é um dos pesadelos mais temidos pelos viajantes. É muito comum ocorrer o extravio da sua bagagem, principalmente se há uma troca de aeronaves e você embarca no próximo voo e sua mala não. Se houver conexões então, o problema pode ser ainda maior. Além disso, pode acontecer da empresa, durante o check-in, esquecer de colocar sua bagagem na esteira ou direcionar para um destino  errado. Enfim, são inúmeros fatores que podem ocasionar a perda de bagagem.

Mas, o que fazer se isso acontecer?

Documentar o fato

O primeiro procedimento a ser feito, é comunicar imediatamente e por escrito à companhia aérea, por meio do RIB (Relatório de Irregularidade de Bagagem), ainda no aeroporto. Há o limite de 7 dias após o desembarque, mas isso diminui as chances de uma possível indenização. Caso não consiga o preenchimento do RIB, utilize o SAC da companhia aérea via e-mail para documentar sua reclamação.

Compensação pelo transtorno

Caso a empresa não consiga entregar sua bagagem imediatamente, você pode exigir alguma compensação financeira para comprar itens de primeira necessidade. O valor varia de acordo com a rota e a empresa. Os recibos serão exigidos, por isso, caso você tiver algum gasto, guarde os comprovantes. Se houver um atraso superior a 72 horas para a entrega de sua mala, você terá direito à compensação financeira maior. Porém, as empresas têm 7 dias, para voos domésticos, para dar uma posição final sobre o caso, seguindo as regras da ANAC. Se o extravio acontecer em voos internacionais, a companhia deverá reembolsar as despesas no limite de R$5.300, a ser pago em até 14 dias. Se houver o furto da bagagem, além do RIB, faça um boletim de ocorrência na delegacia, mencionando a empresa aérea, número do voo e todos os dados possíveis. Sabemos o quanto isso pode causar um transtorno para sua viagem, por isso é importante ficar atento. Caso isso aconteça, procure seguir os procedimentos listados anteriormente e cobrar a empresa até o seu problema ser resolvido.




Veja também

Como escrever um e-mail corporativo?

5 ótimos passeios bate e volta saindo de Curitiba

Reserva online