Nenhum outro lugar reflete tão bem a alma da Bahia quanto o Pelourinho, em Salvador. Considerado Patrimônio da Humanidade pela Unesco, o bairro na Cidade Alta tem mais de 800 casarões dos séculos 17 e 18 que hoje funcionam como museus e lojas. A origem da palavra “pelourinho”, no entanto, revela um lado triste da história do Brasil: o termo se refere a uma coluna de pedra onde escravos eram expostos e castigados. Por isso, apesar dos interessantes locais para se visitar, é fundamental lembrar o peso histórico que a região possui. Veja agora alguns dos lugares imperdíveis do Pelourinho:

Igreja da Terceira Ordem de São Domingos Gusmão

A igreja teve sua construção iniciada em 1731 e possui fachada em estilo rococó e interior em talha neoclássica. A construção possui rico acervo histórico de artistas baianos e está localizada no Terreiro de Jesus.

Terreiro de Jesus

Esta, por sua vez, é uma das áreas mais antigas de Salvador e abriga grande número de prédios históricos. Entre eles estão a Catedral Basílica, a primeira Faculdade de Medicina do Brasil e as igrejas de São Domingos e São Pedro dos Clérigos. O que chama a atenção é mesmo a dança ao som do berimbau.

Largo do Cruzeiro

Na direção oposta, você encontrará o Largo do Cruzeiro e outra igreja espetacular, a de São Francisco. O interior da igreja é um verdadeiro tesouro à parte. Arabescos folheados a ouro cobrem paredes e altares, cercam imagens e símbolos sacros e pagãos. É uma das igrejas mais ricas do Brasil.

Igreja de São Francisco

Localizada no Largo do Cruzeiro, a igreja possui fama internacional pela sua arquitetura e pela grande quantidade de ouro em seu interior. Os detalhes da decoração em estilo barroco também impressionam. O convento de São Francisco foi fundado em 1587 e a atual igreja começou a ser construída em 1708, sendo tombada pelo IPHAN. Não deixe de conhecê-la por dentro.

Palácio Rio Branco

Situado na Praça Thomé de Sousa, o Palácio Rio Branco possui muita importância para a história do país. O prédio foi construído junto com a fundação de Salvador, em 1549, quando o Brasil nasceu como unidade política. O palácio possui rica decoração e preciosas obras de arte.

Largo do Pelourinho

Mas é no Largo do Pelourinho que tudo acontece. Bancas vendem acarajé e sucos, baianas bonitas trançam os cabelos com tererês coloridos. As cores das fitas que cobrem as grades da Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, feita pelos escravos. Uma rede de desejos no local onde o antigo pelourinho foi demolido. Muita fé e promessas acontecem nesse ponto. Em frente à igreja, a imagem de Michael Jackson permanece na sacada onde o cantor gravou o famoso clip “They Don’t Care About Us”com o grupo Olodum.   Tudo no Pelourinho tem uma energia forte e encantadora, repleta de história e cultura do Brasil. Além disso, você pode se hospedar no Hotel Deville Prime Salvador e aproveitar todos os passeios com muito conforto e comodidade. Vamos juntos nessa? Quando visitar Salvador, utilize o código CULTURAL ao fazer sua reserva pelo nosso site e garanta 10% de desconto na hospedagem!




Veja também

Como escrever um e-mail corporativo?

5 ótimos passeios bate e volta saindo de Curitiba

Reserva online