Web Eventos

Febre amarela: os cuidados e as regras para vacinação

9 de março de 2018

Se você mora ou vai viajar para regiões de risco, é essencial saber os cuidados para vacinação. Pensando nisso, separamos alguns esclarecimentos sobre a vacina da febre amarela que são sempre necessários para garantir a sua segurança.

Quem pode receber a vacina de febre amarela?

Pessoas de 6 meses a 60 anos devem receber a vacinação, preferencialmente aquelas que moram ou vão viajar para zonas de risco. Quem estiver viagem planejada para estes locais deve receber a dose com pelo menos dez dias de antecedência.

Não é proibido que pessoas com mais de 60 anos recebam a vacina, porém é necessário que quem estiver nesta faixa etária seja liberado pelo médico, que verificará as condições de saúde. Isso acontece porque a vacina tem efeitos colaterais que podem prejudicar os idosos.

Antes dos 6 meses, a vacinação é totalmente proibida. Considere para proteção o uso de telas, mosquiteiros e repelentes de tomada.

Existe alguma contraindicação?

A vacina não é indicada para gestantes e para quem está amamentando. Pode haver exceções, porém apenas com a liberação médica. Além disso, as doses não devem ser aplicadas em pessoas com alergia à proteína do ovo, gelatina ou antibiótico eritromicina.

Como deve ser tomada a vacina?

São necessárias apenas duas doses, com um intervalo de 10 anos, para imunizar. Portanto, adultos que já receberam duas doses não necessitam tomar mais nenhuma. Se você não se lembra se tomou ou esqueceu a data da sua última vacina e mora ou vai viajar para regiões de risco, é melhor receber outra dose.

É importante ficar atento a essas informações para não deixar nada passar nesses momentos que todo cuidado é pouco.

2 Comentários

  1. daniel mendes dos santos disse:

    obrigado pela informação e esclarecimento,parabéns.

Deixe o seu comentário!

Matérias Relacionadas