Os esportes de aventura estão conquistando cada vez mais praticantes. Um deles é a escalada, modalidade do montanhismo que exige o uso de equipamento especial para transpor grandes rochas ou rochedos. O esporte atualmente é praticado tanto outdoor quanto indoor, com as paredes de madeira com agarras de resina plástica.

Luciano Fernandes do Blog de Escalada explica que antes de começar o esporte, o atleta deve conhecer os conceitos básicos da escalada em rocha, que consiste em saber usar o equipamento, conhecer os tipos de nós existentes, comunicação entre escaladores, movimentação do corpo na escala e técnicas de segurança e autorresgate. “Todos esses itens fazem parte de um curso básico de escalada em rocha, que deve ser ministrado por um profissional experiente e gabaritado”, destaca.

Segurança

Os equipamentos de segurança são indispensáveis nesse momento. São eles os freios, a cadeirinha ou Baudrier, as costuras, que são dois mosquetões e uma fita de nylon, e a corda dinâmica. “Há ainda o uso de sapatilhas de escalada, que permitem maior aderência à rocha e maior precisão na pisada em pequenos degraus que chegam a 1 cm de espessura”, conta Fernandes.

Benefícios

A prática de um esporte sempre traz melhorias ao corpo. O blogueiro destaca que a escalada é um excelente esporte e que já foi eleito o mais completo pela revista Forbes em 2010. “Fisicamente, ela beneficia a musculatura dos braços e costas, além de uma melhor coordenação motora”, diz.

Mas não é apenas no corpo que os reflexos são sentidos. Na parte mental, a escalada ajuda a ter mais concentração e determinação diante de desafios. “Outro benefício é o autoconhecimento por estar o escalador constantemente sendo obrigado a sair de sua zona de conforto”, conclui.




Veja também

Como escrever um e-mail corporativo?

5 ótimos passeios bate e volta saindo de Curitiba

Reserva online