A alta do dólar virou notícia em todo país e, por conta disso, viajar dentro do Brasil se tornou ainda mais atraente. As belezas do território brasileiro são inúmeras. Do friozinho de Porto Alegre (RS) ao calor de Cuiabá (MT), da alegria contagiante de Salvador (BA) para Cascavel (PR), a cidade dos eventos e negócios, confira a seguir quatro roteiros muito diferentes entre si para aproveitar no Brasil.    

Cuiabá

A “cidade verde”, como é conhecida devido à arborização, é palco de história e muita natureza. Kesla Ferreira, do setor operacional da agência de turismo Interativa Pantanal, conta quais as principais atrações turísticas da cidade. “Os principais pontos são as grandes catedrais, os museus e os parques. Ainda estamos próximos da Chapada dos Guimarães, lugar de natureza muito bela”, completa. Confira a seguir cinco pontos para aproveitar o melhor de Cuiabá: Catedrais e igrejas: a Catedral Metropolitana Basílica do Senhor Bom Jesus, que fica na Praça da República, foi construída sobre os escombros da antiga e sua arquitetura moderna atrai muitos admiradores. Outra Igreja bastante popular é a de Nossa Senhora do Bom Despacho, construída em 1858 por iniciativa do primeiro bispo de Cuiabá. Parques: com diversas espécies da fauna e da flora típicas do cerrado, o parque Mãe Bonifácia, inaugurado em 2000, localizado na Avenida Miguel Sutil, merece um espaço em sua programação. O nome é uma homenagem à curandeira e escrava refugiada Mãe Bonifácia. Museus: conheça mais sobre a cultura e a história do povo mato-grossense no Museu Histórico do Mato Grosso, localizado na Praça da República, no Centro. O Museu da Imagem e do Som também é uma boa pedida – lá estão registrados documentos fotográficos e sonoros que retratam a cidade em seu cotidiano desde 1910 até os dias atuais. Endereço: Rua Voluntários da Pátria, 75. Chapada dos Guimarães: o lugar une exuberantes paisagens, cachoeiras e rios. Gastronomia: os peixes de rio são o carro-chefe da culinária mato-grossense. Entre as espécies mais pedidas, estão o pintado e o pacu, ambos preparados à milanesa ou na forma de moqueca, também chamada mojica. Como acompanhamentos, são servidos farofa de banana-da-terra e pirão.

Onde ficar: Deville Prime Cuiabá

Com localização estratégica, o hotel Deville Prime Cuiabá dispõe de excelente estrutura e serviços especiais para garantir a melhor estada para o hóspede que está a trabalho ou a lazer. Aproveite a comodidade oferecida pela unidade, como a piscina externa, o Naga Spa, o fitness center e o business center. (65) 3319-3000 | Avenida Isaac Póvoas, 1000  

Porto Alegre

A capital gaúcha também tem muito a oferecer para os turistas, desde o famoso churrasco gaúcho e croissants argentinos até uma intensa vivência cultural. Vinicius Zorzanello, diretor geral da Terra Turismo, destaca os passeios ao ar livre e as atividades culturais, como a orla da Usina do Gasômetro e a Praça da Matriz. Confira o que irá encontrar em cada uma delas: Praça da Matriz: conheça o Palácio Piratini, o Teatro São Pedro e a Catedral Metropolitana, prédios com belas arquiteturas. Uma opção interessante é realizar o passeio nos ônibus de dois andares, com um roteiro voltado para a zona central e outro para a zona sul da cidade. Usina do Gasômetro: a antiga usina de carvão que gerava energia para a cidade de Porto Alegre hoje é um espaço multicultural, onde são encontradas exposições e diversas oficinas culturais. A orla da Usina também é um lugar ao ar livre muito agradável para um belo fim de tarde. Gastronomia: “Em Porto Alegre você encontra desde restaurante Vietnamita até gastronomia francesa”, destaca Vinicius. O conhecido churrasco gaúcho do Galpão Crioulo, no Parque da Harmonia, e no CTG 35 (Centro de Tradições Gaúchas) possibilitam ainda conferir apresentações de danças típicas e cultura regional. Outra opção muito tradicional da cidade é o Cachorro Quente do Rosário.

Onde ficar: Deville Prime Porto Alegre

Situado a apenas 800 metros do Aeroporto Internacional Salgado Filho, o Deville Prime Porto Alegre está a 15 minutos do centro da cidade e na principal via de acesso à região industrial e ao Vale dos Sinos. Com um ambiente moderno, estrutura completa e serviços impecáveis, o hotel é ideal para aqueles que viajam a lazer ou a negócios. (51) 3373-5000 | Avenida dos Estados, 1909  

Cascavel

A cidade conhecida pelo agronegócio é uma das maiores do Paraná, sendo sempre receptiva com o turismo comercial e de eventos. A cidade une modernidade e natureza. Hélio Campos da Silva, responsável pelo setor de turismo da prefeitura de Cascavel dá, a seguir, dicas de onde ir quando estiver na cidade: Parques: o Parque Ecológico Paulo Gorski (Lago Municipal) conta com pista de kart, pesqueiro, o Teatro Barracão e até um zoológico, unindo diversão ao ar livre e cultura. Outra opção é o Parque Ambiental, um espaço agradável para praticar esportes e fazer um piquenique com os amigos. Museu de Arte: anexo à Biblioteca Pública, o Museu de Arte de Cascavel é constituído por duas salas de exposição permanente – a sala de arte plumária e sala de cerâmica popular paraguaia – além de outras salas expositivas e da reserva técnica. Locais históricos: a Catedral Nossa Senhora Aparecida é o lugar certo para quem aprecia arquitetura. E o Centro Cultural Gilberto Mayer é local de muita cultura, unindo o Museu Histórico Celso Formighieri Sperança e o Museu da Imagem e do Som (MIS). Gastronomia: por ser grande receptora de eventos, Cascavel conta com variedade de gastronomia. “Uma pesquisa recente feita mostrou que Cascavel é uma das cidades que mais tem diferentes gastronomias do Paraná”, salienta Hélio.

Onde ficar: Deville Express Cascavel

Construído em meio a uma ampla área verde, o hotel tem localização privilegiada na rodovia BR 277, que faz ligação entre Curitiba e Foz do Iguaçu. O Deville Express Cascavel está a apenas 5 km do centro da cidade, sendo o local ideal tanto para executivos quanto para turistas. O hotel tem fácil acesso ao centro de convenções, parque de exposições, parque ecológico e autódromo da cidade.  

Salvador

A histórica cidade é uma das mais receptivas no Brasil, tanto pelo povo muito solícito quanto pela infinidade de belezas naturais. Marilia Figueira, diretora comercial da Adval Turismo, conta algumas opções de lugares para conhecer na capital baiana: Pelourinho: O tradicional bairro do Pelourinho é um dos locais mais visitados. Localizado no Centro Histórico, é carregado de arquitetura barroca preservada. Lá, ainda é possível encontrar artesanato e gastronomia típicos. Igreja do Bonfim: a icônica Igreja do Bonfim foi erguida em 1669, tendo em seus tijolos muita história pra contar. Além de apreciar a beleza do local, é lá onde são distribuídas as famosas fitinhas do Bonfim.   Elevador Lacerda: primeiro elevador urbano do mundo, tem a função de fazer a comunicação entre a cidade baixa e a cidade alta em Salvador. Farol da Barra: primeiro farol do Brasil, foi construído para auxiliar os navios que vinham encontrar a Baía de Todos os Santos. O local comporta ainda uma incrível vista da baía e do oceano atlântico. Gastronomia: do saboroso azeite de dendê e deliciosas moquecas aos tradicionais acarajé e vatapá, a gastronomia baiana é famosa em todo país e pode ser experimentada em diversos lugares, como o Pelourinho ou o Mercado Modelo.

Onde ficar: Deville Prime Salvador

Localizado em Itapuã, uma das praias mais famosas de Salvador, o hotel se destaca por estar em meio à natureza, cercado por uma bela área verde. A apenas 15 minutos do Aeroporto Internacional de Salvador, o Deville Prime Salvador está perto das melhores praias da cidade e a poucos minutos do centro. (71) 2106-8500 | R. Passárgada S/N




Veja também

Saiba como manter amizades

Novas receitas: Tilápia na Manteiga de Canela no Deville Cascavel

Reserva online