Na hora de pegar um avião, quem não sente pelo menos um pouquinho de preocupação em relação aos seus pertences? Para aumentar a segurança da bagagem ao viajar, veja algumas dicas da diretora da Intercultural Cursos no Exterior, Juliana Bley: “Para evitar o dano mais comum, que é o extravio de bagagem, coloque um papel com o seu nome, endereço, telefone e e-mail dentro da mala. Isso funciona porque pode acontecer de cair a etiqueta que fica fora da bagagem. Dessa forma, é possível que quem a encontrou identifique o dono mesmo assim”, diz ela. Sempre que puder, não faça escalas ou conexões, pois as chances de a mala ser extraviada ou furtada aumentam. Em especial, não descuide da mala enquanto estiver no aeroporto. São nas pequenas distrações que os criminosos aproveitam para roubar. E, ao desembarcar, vá direto para a esteira de bagagens. Assim, você não dá chance para alguém mal intencionado perceber que a mala está sozinha.

Malas chamativas aumentam a segurança da bagagem

As malas pretas com rodinha são as preferidas dos bandidos, pois chamam menos atenção. Por isso, comprar malas de cores ou estampas chamativas pode fazer a diferença. Por outro lado, as malas de grife também são bem visadas. “Colocar fitas ou lenções coloridos na bagagem sempre dificulta o roubo e também que alguém a leve para casa por engano. Comprar uma capa colorida para a bagagem ou plastificá-la no aeroporto também ajuda, além de protegê-la”, aconselha Juliana.

Leve objetos de valor na bagagem de mão

Já os objetos de valor devem ser levados na bagagem de mão, segundo Juliana. Se não couberem, devem ir sempre bem no fundo da mala. Bandidos têm poucos minutos para agir, então geralmente pegam o que está mais por cima. “Colocá-los em embalagens de produtos de pouco valor e que não chamem a atenção também pode ser de grande ajuda. Aliás, se possível, viaje só com a mala de mão”, aconselha Juliana. Saiba mais: O extravio ou roubo de bagagem não é o único problema que pode ser enfrentado em uma viagem. É preciso ter cuidado também com roubos em viagens ao exterior com bagagens, documentos, valores e compras.




Veja também

5 sites para encontrar histórias incríveis de viagem

Viagens curtas de carro são opção durante a pandemia

Reserva online