Viajar e aprender sobre outras culturas é sempre uma experiência maravilhosa. Mas é comum esquecer, na empolgação do passeio, que assim como existem diferenças na culinária, vestimenta ou língua, existem também diferenças no comportamento – tanto para o bem quanto para o mal. Um simples tapinha nas costas ao se cumprimentar – gesto comum no Brasil – é falta de educação no Japão, Estados Unidos e alguns países da Europa. Antes de viajar, a dica é estudar os costumes locais, para evitar gafes e confusões. Uma vez em seu destino, observe as pessoas e pergunte, se necessário. Confira alguns costumes em países ao redor do mundo.

Japão

Algumas das principais diferenças estão no momento de realizar as refeições. Comece limpando suas mãos com a toalhinha, chamada oshibori, e se houver sopa no cardápio, tome fazendo barulho. É sinal de que você gostou. Nos brindes, diga “kampai” e sempre cumprimente as pessoas se curvando. Tire aos sapatos ao entrar nas casas e arrume tudo que você desorganizar. Nunca dê gorjetas, isso é considerado uma ofensa no Japão! Os japoneses respeitam muito os mais velhos, traço forte de sua cultura. Por isso, seja o mais respeitoso possível. Nunca presenteie japoneses com relógios, eles são símbolos da morte.

Inglaterra

Não encare as pessoas na Inglaterra, isso é mal visto pelos ingleses, e cumprimente apenas com apertos de mão. Nunca fale em voz alta e respeite as regras – elas são seguidas à risca na Inglaterra. A pontualidade também é assunto sério, nunca deixe ninguém te esperando. Tire chapéus e bonés ao entrar nos estabelecimentos. Pagar uma rodada de bebidas para os seus amigos quando sair é um gesto muito bem visto.

França

Ao visitar a França, aprenda algumas expressões em francês, os locais são bem mais corteses e prestativos com quem fala sua língua. Não mantenha as mãos no bolso ao conversar, é sinal de que você está de má vontade. Os homens nunca devem se sentar com as pernas muito abertas, isso é um gesto grosseiro na França. Palitar aos dentes depois das refeições também é grosseria – ao contrário da Itália, onde o gesto é visto como sinal de que a comida estava ótima.

Estados Unidos

Dar gorjeta nos Estados Unidos é quase regra, um gesto muito bem vindo na maioria dos estabelecimentos e para os taxistas também. Respeite as pessoas que você não conhece bem e dê-lhes algum espaço, os americanos são meio reservados, apesar de simpáticos. Evite tocar as pessoas, abraçar ou dar beijos ao cumprimentar. As comunidades negras nos Estados Unidos também são muito fortes. Se você conviver com eles por algum tempo, evite imitar seu jeito e gírias características e nunca utilize a palavra “negro” (nigger), ela é proibida. Se você for para os Estados Unidos, conheça os cinco passos para identificar notas de dólar falsas.

China

Na China, leve sempre um cartão quando viajar a negócios, pegue-o e ofereça-o com formalidade. Guarde-o na carteira e nunca nos bolsos, que é um sinal de depreciação. Nas refeições, não espete o arroz com os palitos utilizados para comer, o gesto é considerado uma blasfêmia! Nunca recuse comida, é falta de educação para os chineses. Se você fizer um brinde, beba todo o líquido, pois deixar um resto é uma ofensa. Soar o nariz ou cuspir na rua são sinais de higiene. Saiba mais sobre esse Gigante Asiático em nossa publicação Coisas da China.

Índia

Não mencione o sistema de castas, é um assunto dispensável para a maioria dos indianos. Tire os sapatos ao entrar nas casas e locais sagrados e nunca use roupas muito justas ou curtas. Demonstrações públicas de afeto são uma péssima ideia, pois são tabus no país. Não presenteie indianos com bebidas alcoólicas, a maioria deles não tem este hábito. Muitos indianos têm o costume de comer com as mãos, faça o mesmo caso isso aconteça. Encarar as pessoas é um gesto de humilhação neste país. Lembre-se também que as vacas são sagradas e respeite estes animais.

Portugal

Os portugueses não gostam das piadas que os brasileiros têm sobre eles, por isso, se segure. Não se surpreenda ao ouvir xingamentos no trânsito, é um hábito bem forte em Portugal. Algumas palavras em português, que são normais aqui, são palavrões em terras lusas, por isso fique atento a elas. Alguns exemplos são moleque, fila, durex, paneleiro e tira gosto. Não se espreguice na rua ou nas mesas de restaurantes e bares, fazer isso em público é mal visto.

Demais países

Outros países cultivam costumes diferentes e é bom conhecê-los antes de chegar. No Egito, por exemplo, deixar um pouco de comida no prato é um elogio, significa abundância e fartura. Em países árabes, a mão esquerda é destinada à limpeza pessoal e considerada impura. Evite utilizá-la para cumprimentar ou oferecer cartões. Na Ásia e Oriente Médio é importante visitar os templos com roupas de mangas compridas e tirar os sapatos ao entrar. Na Rússia é falta de educação recusar vodka ou qualquer outra bebida. No Canadá, não os compare com os Estados Unidos e nem deixe de ser pontual, no Marrocos, comer com a mão é normal. Alguns gestos e sinais têm significados diversos em diferentes países. Um círculo feito com o polegar e o dedo indicador é sinal de OK para americanos e um gesto obsceno para brasileiros. Para os japoneses, o gesto é sinal de dinheiro, para os alemães é o xingamento “idiota” e para os franceses ele não tem significado. Na Tailândia e Bulgária os movimentos de sim e não com a cabeça são invertidos. Nos países árabes, mostrar a sola do sapato ao se sentar é grosseria. Na Austrália, o V de vitória e o sinal de positivo são insultos fortes.




Veja também

Conheça os incríveis e assustadores Deepfakes

Novas receitas: Pescada ao Modo do Chef no Deville Prime Salvador

Reserva online