Porto Alegre é uma cidade cheia de cultura, arte, história, gastronomia e muita natureza. Saiba o que você não pode perder na capital gaúcha

Uma das cidades mais lindas e alegres do Brasil – a começar pelo seu próprio nome – Porto Alegre é um dos destinos imperdíveis do país. Possui uma programação cultural incrível, boa gastronomia e atividades ao ar livre, tornando a capital do Rio Grande do Sul uma ótima opção para turistas.

Sua pluralidade cultural e a vocação para diversidade refletem em uma rica gastronomia, diversas opções de vida noturna, atrações culturais e lazer. Conheça os principais pontos turísticos de Porto Alegre.

Conheça os principais pontos turísticos de Porto Alegre

Mercado Público Central

O prédio de 1869 possui mais de cem bancas de especiarias nacionais e importadas, com produtos regionais, religiosos e artesanais. Possui também alguns restaurantes tradicionais e centenários, cafés, lanchonetes e feiras curiosas, como de discos de vinil e gibis.

Reprodução: Wiki Commons

Praça da Alfândega

Esta praça é um dos cartões-postais mais lindos da cidade e abriga em seu entorno espaços culturais, como o Santander Cultural, o Museu de Arte do Rio Grande do Sul e o Memorial do RS. Nos entornos, aproveite para conhecer também a Casa de Cultura Mário Quintana e a Igreja das Dores.

Reprodução: Wiki Commons

Casa de Cultura Mário Quintana

O edifício que hoje abriga a Casa de Cultura Mário Quintana foi construído na década de 1910 para ser o Hotel Majestic, onde o poeta Mário Quintana, que adotou a capital gaúcha como cidade do coração viveu de 1968 a 1980. Hoje, é o espaço cultural mais importante de Porto Alegre, com bibliotecas, teatros, galerias, espaços para exposições e salas de cinema.

Igreja Nossa Senhora das Dores

Descendo a Rua dos Andradas um pouco mais, você chega à igreja mais antiga da cidade, cuja construção foi finalizada há mais de 200 anos, em 1813. O estilo eclético da construção chama a atenção dos visitantes, assim como o interior decorado no estilo barroco com belos elementos neoclássicos.

Reprodução: Wiki Commons

Lago Guaíba

Onipresente na vida por porto-alegrenses, o Lago Guaíba é o grande destaque da paisagem da cidade. Principalmente nos meses de verão, se torna o grande point de Porto Alegre, com diversas opções de lazer tanto de dia quanto de noite. Se você é fanático por futebol, nunca é demais lembrar que é graças ao lago que o estádio mais famoso da cidade tem o nome de Beira-Rio.  

Estádio Beira-Rio

Localizado às margens do Lago Guaíba, o Estádio José Pinheiro Borda, mais conhecido pelo apelido de Beira-Rio, pertence ao Internacional e tem uma capacidade oficial de mais de 50 mil torcedores. Inaugurado em 1969, foi palco de diversos momentos inesquecíveis do futebol brasileiro e mundial, como finais de Campeonatos Brasileiros, Copa do Brasil, Libertadores e 5 jogos da Copa do Mundo de 2014.

Reprodução: Wiki Commons

Theatro São Pedro

Uma das arquiteturas mais lindas da região, este teatro merece destaque dentre tantos outros do Brasil. A construção do espaço abrigou com dignidade as diferentes manifestações culturais.

Porto Alegre é incrível e, sem dúvidas, vale a pena visitar.




Veja também

#DepoisDaQuarentena: 4 dicas para se dar bem na entrevista de emprego

4 serviços de streaming além do Netflix para ver durante a quarentena

Reserva online