Viajar de carro é uma ótima oportunidade para conhecer novos lugares e pessoas, além de ser uma alternativa de transporte mais econômica. Seja qual for o destino, essa é uma opção que proporciona bons momentos em família. Durante o planejamento da viagem, verificar os gastos com o combustível é um dos itens fundamentais da lista. Confira algumas atitudes simples que ajudam a economizar combustível e tornam a viagem de férias mais segura e agradável:

Manutenção em dia

Realize as revisões conforme as orientações do manual do proprietário. A troca dos filtros de ar, combustível e óleo do motor, assim como o alinhamento da suspensão do veículo de forma periódica são imprescindíveis para uma viagem de férias.

Calibragem

Pneus murchos ou com pressão irregular podem ser responsáveis por até 20% do consumo de combustível. Você deve calibrar os pneus do seu veículo a cada 15 dias, seguindo as orientações do fabricante para a pressão adequada. A calibragem reduz a área de atrito do pneu com o solo, o que ameniza os desgastes no motor e, consequentemente, ocorre um menor consumo de combustível.

Combustível

Quando você estiver na estrada, procure abastecer em postos confiáveis e que tenham bandeiras conhecidas como, por exemplo, Petrobras. O combustível adulterado pode danificar as peças do motor do veículo, o que resulta no aumento do consumo.

Como economizar combustível na viagem de férias

Gasolina de qualidade pode ajudar a economizar combustível.

Uma opção que contribui na economia de combustível em médio prazo é a gasolina aditivada. A função da aditivada é limpar e preservar o motor, o que mantém o bom desempenho. E um carro com bom desempenho consome menos combustível e responde aos comandos rapidamente.

Peso

Evite carregar pesos desnecessários, principalmente se estiver viajando com crianças. Quanto maior o peso, maior a força necessária para fazer o veículo andar, o que implica em um maior gasto de combustível.

Ar condicionado

Use o ar condicionado com moderação, pois ele força a potência do motor e aumenta o consumo do veículo. Por isso, quando for possível, abra a janela em dias com temperaturas mais amenas. Dessa forma, você pode economizar combustível e aproveitar o ar fresco durante o trajeto.

Aceleração

Quando você for ligar o seu veículo, evite dar aceleradas bruscas. Isso evita a queima de combustível e alguns danos nas peças do motor. Não é necessário aquecer o carro pela amanhã antes de sair do local estacionado, pois os modelos com injeção possuem aquecimento automático.

Troca de marcha

A troca de marcha no momento adequado tem diferença no consumo e evita o desgaste do motor. As marchas funcionam como engrenagens que distribuem a força do motor sobre as rodas do carro. Portanto, o motorista terá prejuízos caso acelere demais e ultrapasse o limite indicado para cada marcha.

Como economizar combustível na viagem de férias

Utilize o câmbio de forma suave e consciente.

Atenção no trânsito

A forma como você se comporta no trânsito também pode ajudar a economizar combustível. Diminua a velocidade quando estiver se aproximando de um semáforo com sinal vermelho. Essa atitude aumenta as chances de pegar o sinal verde sem precisar parar o veículo completamente, o que proporciona uma retomada da velocidade mais suave. Você também deve evitar dirigir em zigue-zague por se tratar de um ato perigoso e que causa aceleradas desnecessárias. Se você procura um hotel para sua viagem de férias, a Rede Deville oferece uma estrutura completa para toda a família. Nossas diárias incluem café da manhã e Wi-Fi cortesia para os hóspedes durante a estadia. Viagem de Férias - Hotel Deville Faça já sua reserva online em qualquer unidade do Deville e garanta 10% de desconto sobre a tarifa através do código promocional WEBDEVILLE!




Veja também

5 destinos da Região Centro-Oeste para você conhecer

Hóspedes terão surpresas incríveis durante a Black Week

Reserva online