Existem truques simples que podem fazer você economizar combustível na estrada e ainda ter melhor rendimento nas pistas. Entenda

Quem está acostumado a viajar o tempo todo sabe bem o quanto seu carro gasta de combustível na estrada e seu rendimento por quilômetro, certo? Porém, o que muitos não sabem é que esse rendimento pode ser ainda maior e com mais economia graças à algumas atitudes simples.

Truques práticos como usar mais o freio do motor e evitar acelerações bruscas, por exemplo, fazem com que o combustível seja utilizado com menos intensidade, aumentando o rendimento do veículo nas pistas.

Economizar combustível na estrada: dicas valiosas

Se você está se perguntando se o que acabamos de dizer é verdade, temos argumentos poderosos que mostrarão o quanto uma boa prática ao volante pode trazer vantagens para o bolso e para o meio ambiente.

Cuidado com as ladeiras

Um dos principais erros de quem está subindo uma ladeira, por exemplo, é pisar fundo no acelerador quando o carro já está no aclive. O correto aqui é acelerar antes do início do aclive, o que permite uma aceleração natural e sem a pisada brusca para conseguir fazer a subida.

Leia mais:

5 ótimos passeios bate e volta saindo de Curitiba

5 dicas para uma viagem de carro tranquila

Dicas para viajar com cachorro de carro

Evite o ponto morto

Você provavelmente já ouviu que nas descidas usar o ponto morto é mais econômico, certo? Pois é, esqueça isso! Nas descidas, desça engrenado.

Faça o uso do freio motor nesses declives mais acentuados. Descer em ponto morto, além de ser perigoso, não representa qualquer economia para o veículo.

Será que você não está levando muita bagagem?

É normal em algumas viagens os passageiros exagerarem na bagagem, certo? Porém, quanto mais pesado o veículo, mais energia você irá gastar para acelerar. O excesso de acessórios na área frontal do veículo também pode reduzir a aerodinâmica do veículo.

Uma curiosidade interessante é que, a cada 50kg a mais no veículo, o consumo de combustível aumenta cerca de 1%. 

Fique de olho na calibragem dos pneus

Você precisa manter os pneus calibrados para que eles não prejudiquem o seu rendimento e levem você e sua família em segurança para todos os lugares. Porém, além disso, os pneus descalibrados aumentam a área da roda em contato com o asfalto.

Quanto maior a resistência ao rolamento, maior o gasto de combustível. Pneus de baixa resistência ao rolamento costumam gastar até 10% menos. Ao parar para abastecer, faça a verificação e calibre os pneus. 

Nada de acelerar muito, ok?

Não adianta querer correr muito na estrada, entendeu? Além de perigoso, o gasto de combustível é ainda maior. Na estrada, mais de 50% da energia gasta para mover o veículo é utilizada na superação do arrasto aerodinâmico.

Quando você pisa de forma excessiva no acelerador, indo cada vez mais rápido, você aumenta essa resistência aerodinâmica e também a de deslocamento. Carros entre 90 e 120 km/h tendem a consumir até 30% mais combustível. Por isso, devagar e sempre!

Viu só como é possível economizar energia com alguns truques simples ao volante? Além de chegar ao seu destino com mais segurança, você economiza combustível e ainda poderá gastar com outras coisas no seu destino. Por isso, aproveite com segurança e responsabilidade!




Veja também

Comece a planejar a confraternização de fim de ano da sua empresa

Os destinos desconhecidos mais incríveis da América Central

Reserva online