Quer um destino diferente para o verão? Conheça as cidades com as melhores praias do Rio Grande do Sul

O estado mais ao sul do país pode não ter um clima propício à praia o ano todo, mas o Rio Grande do Sul ferve no verão! Além do tempo quente – muitas vezes se aproximando dos 40 graus – a animação também dá as caras no litoral. Fizemos uma seleção das praias mais encantadoras do estado para você conhecer nesta estação. Bora?

As melhores cidades com praia do Rio Grande do Sul

Torres

A cidade litorânea mais famosa do Rio Grande do Sul é Torres, a 190 km de Porto Alegre. Basta uma olhadinha em qualquer foto de lá que você já descobre o porquê do nome: as falésias (grandes paredões de pedra à beira-mar) são o grande destaque do local. Os melhores lugares para curtir esse visual incrível são o Morro do Farol, a Torre do Meio (ou Morro das Furnas) e, principalmente, a Praia da Guarita, uma das mais bonitas da Região Sul. Porém, Torres tem opções para todos os públicos. As famílias adoram a Ilha dos Lobos, onde lobos e leões-marinhos às vezes dão o ar da graça no mar! Uma ótima pedida é fazer um passeio de barco para ver melhor os animais. Se você prefere um lugar mais animado, vá à Praia Grande, que tem quiosques bem preparados para receber o turista e costuma receber muitos visitantes na alta temporada. Quem procura uma praia mais afastada para descansar, a Praia do Cal é perfeita. O mar agitado também atrai os surfistas.

Capão da Canoa

Dirigindo 60 km na direção sul, sentido capital, você chega a Capão da Canoa. Para quem gosta de curtição, não poderia haver lugar melhor: as praias de lá enchem de gente bonita na temporada, principalmente a Praia Atlântica e a própria Praia Capão da Canoa. Ali pertinho, em Xangri Lá, acontece anualmente o festival de música Planeta Atlântida, que atrai muitos jovens no primeiro final de semana de fevereiro. As crianças e os amantes de água e entretenimento vão adorar passar um dia no Marina Park, o divertido parque de diversão aquático localizado a menos de 10 minutos de carro da orla.

Tramandaí

Indo mais 30 km ao sul, você chega a Tramandaí, com seu centro comercial agitado e diversas opções de bares e restaurantes para um agradável happy hour no fim da tarde. O destaque da praia é a plataforma que sai da areia e vai até o alto mar, utilizada para passeios durante o dia ou para a prática da pesca. O balneário é um dos mais procurados dos moradores de Porto Alegre. Atravessando a Ponte Giuseppe Garibaldi, você chega a Imbé, outro polo turístico do litoral gaúcho. A Praia do Imbé é uma das mais tradicionais do Rio Grande do Sul, com uma completa estrutura da orla. Além das opções de restaurantes, quiosques e barzinhos à beira-mar, que costumam lotar durante a alta temporada, você também pode visitar o Museu de Ciências Naturais, mantido pelo Ceclimar, órgão vinculado ao Instituto de Biociências da UFRGS, localizado às margens  da  Lagoa Tramandaí. A equipe faz um ótimo trabalho na preservação e reabilitação da vida marinha local.

Menção honrosa: Porto Alegre

Embora não fique exatamente no litoral, a capital gaúcha também tem suas praias – só que de água doce -, uma vez que é banhada pelas águas do Lago Guaíba. Quando o tempo está bom, um dos melhores programas é ir até a Praia de Ipanema, na Zona Sul da cidade. Caminhar ou passear de bicicleta são agradáveis atividades para se fazer antes de curtir o famoso pôr do sol nas águas do lago. Ainda mais ao sul da cidade, a Praia do Lami é um tradicional ponto onde os moradores se refrescam nos dias mais quentes do verão. O clima de cidade pequena a poucos quilômetros do centro de Porto Alegre é um dos maiores atrativos de seus frequentadores. O local é seguro e conta com uma eficiente infraestrutura para os banhistas, como chuveiro, banheiros limpos e estabelecimentos comerciais por perto. Ideal para famílias com crianças, a praia é vigiada por salva-vidas.

E aí, que tal curtir o verão no litoral gaúcho? Hospede-se no Deville Prime Porto Alegre e aproveite para conhecer as melhores praias da região!




Veja também

Deville Express Cascavel apresenta os recentes investimentos

Ceia de Réveillon no Deville em Maringá

Reserva online