“O mistério do que há por vir me fascina.” Essa frase, típica de quem tem encanto pela vida, foi dita por uma senhora de 93 anos. A artista plástica curitibana Ida Hannemann de Campos continua produzindo e, como diz, tem muito o que mostrar. As pesquisas mais recentes e os desenhos inéditos da sua coleção estão na exposição “Ida Hannemann de Campos – Entre o pincel e a pena… há também o lápis e a caneta”, no Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC), em Curitiba. A exposição é centrada principalmente nos desenhos, mas Ida é multitalentosa: desenha, pinta, faz tapeçaria, gravura, aquarela, poesia. “Entre o pincel e a pena…” faz a ligação entre pintura, desenho e poesia, já que grande parte dos quadros está acompanhada dos poemas da artista. “É uma obra intimista, muito dela, é o mundo que ela vê e representa”, diz o curador da mostra, o professor de história da arte e crítico de arte Fernando Bini, também autor do livro “Ida Hannemann de Campos, entre o pincel e a pena”, lançado no início da exposição. A filha de Ida, Heloísa Campos, divide o trabalho de curadoria com Bini. Os trabalhos narram imagens de seu cotidiano, tornando Ida uma intérprete do Paraná. São 70 anos retratando o folclore, hábitos e costumes, as lendas indígenas e a economia artesanal, principalmente do litoral do Estado. Os Hotéis Deville são um dos patrocinadores da exposição e do livro, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura. Leia abaixo a entrevista exclusiva que Ida Hannemann de Campos concedeu ao blog dos Hotéis Deville: Como a senhora começou a carreira de artista? Sempre quis ser artista, queria ser de circo, ou cantora. Aos oito anos já desenhava no chão, no papel… Fui descobrindo formas conhecidas como flores, bichos, gentes. Foi um encantamento. No colégio tive minhas primeiras aulas de desenho. Minha mãe, Luiza, foi a primeira pessoa a me estimular. Na sequência, o mestre Guido Viaro, através das suas palavras e de seu exemplo de dedicação e amor ao trabalho e honestidade. Então tudo começou.

A senhora pinta, desenha, faz tapeçaria, gravura, poesia… Há uma preferência por alguma dessas artes?

Antes de tudo sou pintora e desenhista. O desenho e a poesia se encontram em todas as formas de artes plásticas. Toda forma de arte vale a pena. Com palavras me solto, posso dizer: A arte nasce Onde Deus Pousou o sim        — Nos olhos Nos ouvidos Nos dedos Que ELE deu A mim e a ti.

A senhora tem 93 anos. Como é trabalhar ainda hoje e por quê o faz?

Trabalho porque gosto, porque sempre estou à procura de novos caminhos. É uma necessidade de realização pessoal. Quanto às ideias novas, elas me envolvem totalmente. O mistério do que há por vir me fascina. A arte não é só talento, é o talento somado à vontade de fazer. Por isso, aos 93 anos, eu continuo produzindo. Tudo está em constante movimento e a tendência natural é buscar o aperfeiçoamento. Faço arte porque me sinto livre.

Por que a exposição?

Para mostrar o meu trabalho… e que não importa a idade, o importante é a criatividade e a lucidez. A idade não é o limite. Trabalho porque tenho ainda muito o que mostrar e fazer nesta vida. Fazer surgir do nada algo novo e poder transmitir é a minha intenção. Ida Hannemann de Campos – Entre o pincel e a pena… há também o lápis e a caneta Até 21 de fevereiro de 2016 Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC) Rua Desembargador Westphalen, 16 – Centro, Curitiba – PR Fones (41) 3323-5328 / 3323-5337 / 3222-5172 Visitação de terças a sextas, das 10h às 19h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 16h. Entrada franca.

Deville Business Curitiba

Com ótima localização, no centro da cidade, o Deville Business Curitiba está perto de diversos locais, como a Arena da Baixada e os museus de Arte Contemporânea do Paraná (onde está a exposição de Ida Hannemann de Campos) e Oscar Niemayer, além de locais culturais e de lazer ao ar livre. Ao todo, são 123 ótimas acomodações, em três diferentes tipos de apartamentos, entre eles as suítes duplex, que contam com sofisticação e conforto em dois andares, com sala de jantar, mesa de trabalho e deliciosas camas king size. Outro ponto forte da unidade é o café da manhã, bastante variado e com enfoque em alimentos mais saudáveis, para começar bem o dia. Informações: 41 3883 4777 | Rua Comendador Araújo, 99 ‐ Curitiba ‐ PR Veja também: Aproveite o fim de semana em Curitiba e Maringá https://www.deville.com.br/blog/viagem-e-turismo/estique-a-estadia-e-aproveite-o-fim-de-semana-em-curitiba-e-maringa/ Curitiba: rota de grandes shows e eventos https://www.deville.com.br/blog/viagem-e-turismo/curitiba-rota-de-grandes-shows-e-eventos/




Veja também

Como identificar câmeras ocultas em Airbnb?

Como programar uma viagem de moto?

Reserva online