Os meses de sol e calor são comemorados com estilo por grande parte da Europa. Porém, viajar ao continente durante o verão requer alguns cuidados.

As ruas ficam mais movimentadas, os sorrisos aparecem, o sol dá o ar da graça e as pessoas aproveitam os diversos festivais que são realizados nesta época do ano. Esse é praticamente o resumo do verão europeu.

Porém, para curtir esses momentos sem problemas maiores é preciso seguir algumas dicas:

1. Prepare-se para o calor… muito calor!

Não subestime o verão europeu. Em alguns lugares da Europa, o calor não é tão ameno e agradável quanto parece. Em lugares como Sevilha, Córdoba e Madrid, o tempo é extremamente seco e as temperaturas podem chegar a 45ºC.

 

 

Em outras cidades como Roma, Istambul e Atenas, o calor intenso também aparece. Por isso, tome muito cuidado ao visitar destinos cuja temperatura seja tão elevada assim, pois é preciso reforçar o protetor solar e a hidratação.

2. Considere países menos conhecidos

Escócia durante o verão

A Europa é um continente enorme e possui diversos países diferentes e incríveis para conhecer. O norte da Europa é excelente para se conhecer no verão. Países como Irlanda, Escócia, Letônia, Estônia e Lituânia podem fazer parte do seu roteiro. O verão europeu é justamente a melhor época para conhecer esses locais menos badalados, uma vez que até no outono ou mesmo na primavera deles faz muito frio para nós brasileiros.

3. Evite pontos turísticos

Pois é, o verão é uma das épocas mais procuradas por turistas para visitar a Europa e, por isso, grande parte dos pontos turísticos estará lotado. Das praias do Mediterrâneo aos museus de Paris, tudo contará com uma quantidade grande de pessoas. Por isso, é bom optar por passeios alternativos e conhecer outros lugares menos famosos.

Por exemplo, você pode ir para Barcelona e conhecer o Monte dos Judeus, no qual, é possível ter uma visão panorâmica da cidade toda. O passeio é excelente e certamente vai valer a pena, além disso, você não precisará ficar esperando horas para ver um espetáculo ou obras de arte.

Monte dos Judeus – Barcelona (ESP)

4. Não se esqueça: é férias!

É normal que lojas, bares e até teatros interrompam suas atividades durante o mês de agosto, pois é o período oficial de férias europeias – como se fosse o nosso final de ano/começo de janeiro. Portanto, antes de sair do seu lugar de origem, verifique se tudo que você deseja fazer será possível.

5. Compre tudo com antecedência

Filas no Museu do Louvre – Paris (FRA)

Algumas atrações costumam utilizar esse momento para lucrar ainda mais. Tendo isso em mente, é normal encontrar grandes atrações lotadas durante o verão. Neste caso, é necessário programar-se e comprar as entradas com bastante antecedência. Isso evita amargar diversas horas de fila para comprar ingressos para museus, teatros e afins.

Com essas dicas, você pode programar-se para sua viagem até a Europa sem sofrer muito durante o verão. Pesquisar sobre o destino antes, especialmente sobre o clima, é essencial para evitar problemas. Boa viagem!




Veja também

5 diferenciais dos Hotéis Deville para quem curte praticar atividades físicas

6 dicas para tirar fotos em pontos turísticos

Reserva online