Estar atento e preparado é o segredo para ter uma viagem incrível e sem sustos

Viagens são momentos mágicos de descoberta do mundo e de nós mesmos. Porém, estar em um lugar desconhecido pode ser também bastante estressante se você não tomar certas precauções para garantir a segurança dos seus passeios. Separamos cinco dicas simples de segurança que podem fazer toda a diferença na hora de curtir suas viagens. Confira!

 

Pesquise

 

Essa dica é válida para todos os aspectos de uma viagem, mas é ainda mais importante no quesito segurança. É fundamental pesquisar tudo que for possível a respeito do lugar que se está visitando – principalmente se estiver indo pela primeira vez: locais seguros para se andar à noite, locais nem tão seguros assim, golpes comuns naquele país etc. É claro que imprevistos podem acontecer, mas com informações como essas você diminui muito a probabilidade de ser pego de surpresa.

 

Tenha um seguro de viagem

 

Muitas vezes pode parecer exagero pagar por um seguro de viagem, mas nós nunca sabemos quando e o que pode acontecer, mesmo em viagens curtas. Aliás, existem diferentes tipos de seguros para viagens de durações diferentes. É importante se atentar para o valor de cobertura também – às vezes um item caro, como uma câmera ou um notebook, pode não ser completamente reembolsado. Novamente, a dica é pesquisar!

 

Deixe sua família avisada

 

Mesmo que você seja um viajante experiente e esteja acostumado a ir de um lado para o outro sem maiores preocupações, tomar esse cuidado pode evitar grandes problemas. Deixe sua família e seus amigos mais próximos sabendo de seu itinerário e dos endereços de hotéis, hostels etc – se possível com telefone e outras formas de contato.

 

Peça dicas para moradores locais

 

Antes da viagem, tente conseguir o máximo possível de informações com moradores do lugar para onde você vai ou com pessoas que já conhecem o país ou a cidade. Uma outra opção é tentar se informar com atendentes de hotéis e hostels, que normalmente são muito prestativos e podem ajudar. Mas não se esqueça: se estiver em algum lugar totalmente desconhecido, tente sempre conseguir uma segunda ou terceira opinião a respeito das dicas que receber. 

 

Economize, mas nem tanto

 

Viagens não costumam ser muito baratas, então muitos de nós tentamos economizar no que é possível: passagens, acomodações, passeios etc. A grande questão é que lugares e atividades mais baratas nem sempre são as mais seguras. Voos mais baratos, por exemplo, costumam chegar no meio da noite ou da madrugada, o que não é o ideal para quem busca se acomodar depois de uma viagem. 

Por isso, é sempre importante verificar bem o lugar do hotel ou do hostel para garantir que ele fique em uma região segura, e se conformar em pagar um pouco mais caro caso seja esse o preço por lugares e passeios melhores e mais seguros.

Com essas dicas, suas viagens têm tudo para ser mais tranquilas e do jeito que você sempre sonhou!




Veja também

As vantagens e desvantagens dos fones de ouvido sem fio

O que é gastronomia molecular?

Reserva online