Diferentes culturas ao redor do mundo possuem tradições bastante específicas para o ano novo. Confira algumas delas

O ano de 2019 já está chegando ao fim e isso é sinal de logo chegam as tradicionais festas de fim de ano. Aqui no Brasil, o Réveillon é o momento de reunir a família e os amigos e entrar com a energia lá em cima no ano que se inicia. Mas não é em todos os lugares que é assim. Em vários lugares do mundo, culturas bem diferentes possuem tradições variadas para a passagem de ano.

Veja abaixo quatro dessas belas e incríveis tradições:

Ano novo Islâmico

Os países com forte influência da religião islâmica possuem um ano novo diferente. Por lá, o primeiro dia do ano é equivalente ao nosso 21 de setembro. A data marca a viagem do profeta maomé de Meca até Medina. Durante as comemorações, os islâmicos promovem peregrinações para locais sagrados ou banquetes, dependendo da ramificação a que pertencem da religião. 

Ano novo Chinês

O ano novo do calendário chinês é comemorado em diferentes datas todos os anos, já que segue o calendário lunar – a festa ocorre normalmente entre 20 de janeiro e 21 de fevereiro. As celebrações duram normalmente cerca de 15 dias, com muitas comidas típicas, apresentações e festas. Tudo termina no Festival das Lanternas, uma grande celebração de encerramento do ano novo chinês.

Ano novo na Indonésia

Diferentemente da maioria das passagens de ano novo de outras culturas, que celebram essa data com festas e confraternizações, os habitantes da ilha de Bali, na Indonésia, celebram o Nyepi, ou “Dia do Silêncio”, reclusos em casa, evitando qualquer tipo de interação. A ideia é que este seja um dia de reflexão, meditação e jejum.

Ano novo Judeu

O Rosh Hashanah é celebrado pelos judeus em setembro. São dois dias de celebração na data em que teriam sido criados Adão e Eva. As celebrações incluem comidas típicas da data, como maçãs embebidas em mel, cultos nas sinagogas e uma cerimônia chamada Tashlish, que consiste em idas até rios, lagos ou outros corpos d’água para se livrar dos pecados do ano que passou. A data marca também o início de um período de 10 dias de introspecção e meditação.




Veja também

#DepoisDaQuarentena: 4 dicas para se dar bem na entrevista de emprego

4 serviços de streaming além do Netflix para ver durante a quarentena

Reserva online