Tecnologia, utilizada através do comando de voz, ajuda a facilitar a vida dos seus usuários. Veja quais são as principais vantagens (Imagem: Cnet)

Os sistemas de reconhecimento de voz chegaram para revolucionar a forma como lidamos com a informação e com nossos lares. É através dessa tecnologia que funcionam os assistentes virtuais. Surgidos inicialmente em smartphones, estes assistentes acabaram ficando mais sofisticados e migrando para casas e empresas, executando funções como controle da iluminação, fechamento de portas, música ambiente, etc. 

A Alexa da Amazon, o Google Home e outros sistemas ajudam seus proprietários a controlar aplicativos e dispositivos, fazer buscas, entre outras funções, através apenas do uso da voz.

Mas será que vale a pena entrar nessa onda e investir em um assistente virtual? Veja abaixo algumas das vantagens dessa tecnologia:

Vantagens

  • Aprendizado de máquina: a primeira grande vantagem de um assistente virtual é que este tipo de tecnologia trabalha com um princípio chamado Machine Learning, ou aprendizado da máquina. Isso significa que o sistema aprende conforme é usado, se aperfeiçoando e aprimorando suas buscas e suas funcionalidades.
  • Praticidade: em um mundo cada vez mais corrido e cheio de compromissos, um assistente virtual pode significar menos tempo perdido em tarefas simples e mais tempo para fazer o que gostamos. Fazer uma compra, pesquisar um tema, controlar os eletrodomésticos de casa são apenas algumas das tarefas facilitadas por estes aplicativos.
  • Conexão: outra vantagem é a conexão com outros aplicativos que os assistentes virtuais podem ter. A Alexa, assistente virtual da Amazon, por exemplo, possui integração com aplicativos como o Uber e os principais streamings de música, facilitando muito a vida de quem usa este tipo de serviço.

Com a evolução e popularização dos assistentes virtuais e de tecnologias como a internet das coisas, que auxilia esses dispositivos a controlar eletrodomésticos e outros aparelhos, a tendência é que eles se tornem partes importantes da nossa vida nos próximos anos. 




Veja também

4 serviços de streaming além do Netflix para ver durante a quarentena

Rede Deville suspende atividades até 3 de maio

Reserva online