Quanto maior as opções de aplicativos e funções de um celular, menos tempo a bateria dura. Isso não acontece porque as baterias de fato duram menos, mas por que passamos mais tempo conectados fazendo com que o aparelho descarregue mais rápido. Porém, existem dicas importantes para evitar ficar sem bateria no smartphone.

Brilho e iluminação

Para evitar que a bateria acabe, ajuste o brilho da tela e por quanto tempo ela ficará iluminada. Quanto menor o brilho e menor o tempo de iluminação, menos bateria será gasta.  

Desligue Função 3G

Desligar a função 3G evita que o celular fique o tempo todo buscando conexão – o que faz com que o aparelho gaste muita energia. É uma boa medida de emergência.  

Feche recursos e aplicativos

Assim como aplicativos abertos consomem muita energia, verifique se outros recursos estão habilitados – como WiFi, GPS ou Bluetooth – e desligue-os para economizar bateria.  

Desative notificações

Para economizar energia, outra dica é desabilitar as notificações em tempo real – como o chat do facebook, whatsapp, twitter ou e-mail. Verifique as notificações todas de uma vez, para não gastar tanta bateria.

Tire o celular do bolso

Quanto mais abafado for o local onde o telefone está armazenado, maior será o gasto de energia. Portanto, tirar o celular no bolso e deixá-lo num local mais arejado pode ajudar a poupar bateria.

Desabilite a função vibrar

A função vibrar, apesar de prática, consome bastante energia. Então, quando estiver com pouca carga, desabilite essa função e deixe o telefone apenas com toque – e o mais baixo possível.  

Não carregue nem descarregue por completo

Como a maioria das baterias dos smartphones são feitas de lítio, tem um ciclo de vida maior do que as antigas, mas precisam ser recarregadas com uma frequência maior. Por isso, é melhor manter a bateria do smartphone sempre entre 40% e 80% de capacidade. Deixar descarregar ou carregá-la até atingir 100% poderá reduzir a vida útil do telefone.




Veja também

5 diferenciais dos Hotéis Deville para quem curte praticar atividades físicas

6 dicas para tirar fotos em pontos turísticos

Reserva online