Usar a internet 3G sem pagar roaming internacional seria um verdadeiro sonho, não é mesmo? Na Europa agora é possível

Você bem sabe que utilizar roaming internacional das operadoras brasileiras é praticamente inviável devido aos custos altíssimos, certo? Comprar um chip local era a opção mais viável, porém, esse processo deveria ser feito toda vez que você chegasse a um novo país.

No entanto, toda essa dificuldade deixou de existir desde que a União Europeia tirou do papel o projeto que acaba com o roaming internacional de voz, SMS e internet entre os países membros e alguns outros mais próximos.

O que muda para o turista que deseja usar roaming internacional?

Os turistas podem comprar um chip pré-pago em um país e utilizá-lo em outro sem pagar nada a mais por isso. Diferentemente do processo anterior, no qual você deveria comprar um chip por país, a padronização auxilia na redução de custos e na praticidade aos viajantes.

Essa modificação só foi possível porque a União Europeia estabeleceu um valor máximo por um determinado pacote de dados que uma operadora pode cobrar. No início deste projeto, ainda no ano de 2017, este valor era de 7,70 euros por 1GB de dados. Voz e SMS possuem um valor irrisório.

Embora cada operadora diversifique a sua oferta de plano e suas vantagens específicas, elas não podem cobrar mais do que os 7,70 euros por GB de dados.

Atente-se ao resumo

Numa viagem entre Portugal e Alemanha, passando por Espanha e França, por exemplo, você poderá comprar um chip de uma operadora portuguesa, utilizar a internet por todos os países que desejou passar e pagará, no máximo, o valor acordado por GB de dados que usar.

Por isso, atente-se a essa vantagem muito interessante que os países da União Europeia oferecem. Gastar com roaming internacional? Nunca mais!




Veja também

Prepare-se para a 43ª Festa das Nações de Guaíra

E-mail, carta ou telefone: como convidar para um evento?

Reserva online