Depois de registrar todos os detalhes das suas férias, você sem querer deleta todas as imagens, e agora? A gente te ajuda!

Apagar um arquivo, uma foto ou uma música sem querer é algo que acontece com todo mundo. Mais cedo ou mais tarde, você vai acabar clicando no botão “excluir” e eliminando um arquivo importante ou aquelas fotos de uma viagem especial.

Apesar de bater o desespero, saiba que há uma forma de recuperar as fotos deletadas e ficar com os registros para sempre com você. Confira como:

Recuperando as fotos

No seu aparelho Android

Diferentemente do computador, os aparelhos Android não possuem uma lixeira que permite recuperar as fotos perdidas. Por isso, nesse caso, será necessário recorrer a aplicativos que façam esse serviço.

DiskDigger

Um dos aplicativos mais famosos desse segmento, o DiskDigger trabalha com a recuperação de imagens deletadas. Ele realiza uma espécie de busca no seu aparelho, analisando tudo o que foi deletado e possibilitando a sua recuperação.

O aplicativo envia as fotos para a memória interna do smartphone, ou se preferir, para algum sistema de armazenamento na nuvem, como Google Drive ou Dropbox.

Wondershare

Esse software roda no computador, mas tem como sua função principal a recuperação de dados do Android. Além de fotos, o sistema recupera contatos, mensagens de texto, mensagens do WhatsApp, arquivos de áudio, vídeo e muito mais.

Vale dizer que o software é gratuito para testar por alguns dias, mas para acessar todas as funções é necessário desembolsar cerca de R$150,00 para obter a licença completa.

Tenha um back up!

Porém, vale mais prevenir do que remediar. Isso quer dizer que você pode optar por formas mais seguras de guardar suas fotos e outros arquivos importantes. O Google Drive é capaz de realizar um back up automático de todas suas fotos e vídeos assim que ela é salva no dispositivo, assim como o Dropbox.

Caso você tenha excluído o arquivo do computador, a tarefa é bem mais simples, visto que você pode restaurar seus arquivos que foram deletados e estão na lixeira.

De qualquer forma, é sempre bom guardar seus arquivos em plataformas seguras, pois assim, o risco de perdê-los é bem menor. Quer uma dica? Invista também em HD externo e salve todas as suas fotos sem nenhum medo.




Veja também

Como escrever um e-mail corporativo?

5 ótimos passeios bate e volta saindo de Curitiba

Reserva online