Tecnologia

Compras pela internet

Por admin em 15 de outubro de 2013

As compras pela internet têm conquistado os internautas. Muitos sites apresentam vantagens financeiras que atraem os consumidores, seja de lojas conhecidas ou de sites internacionais. Mas, apesar das compras terem se tornado mais seguras, ainda há algumas preocupações que devem ser mantidas em mentes. A Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor de São Paulo (Procon-SP) destaca alguns cuidados importantes para quem compra pela internet. – Comece questionando se você realmente precisa do item. A compra por impulso pode trazer problemas para o orçamento, por isso verifique sua situação financeira antes de fazer o comprometimento. – Busque referência de fornecedores com amigos ou familiares. Procure o vendedor em redes sociais para saber de sua reputação com os clientes. – Observe a segurança eletrônica do site, já que para realizar as compras é necessário o envio de dados pessoais, endereço para entrega, número de cartão, etc. Por isso verifique no navegador se o endereço eletrônico se inicia pela sigla HTTPS e se há um ícone em forma de cadeado colorido e fechado, que confere o certificado de acesso do site. – Evite realizar as transações online em lanhouses e computadores públicos. Tenha antivírus e firewall instalados para garantir uma proteção maior aos dados. – Verifique as condições de entrega e a política de troca e devolução dos produtos. Essa informações variam de fornecedor para fornecedor, portanto procure estar ciente delas. – Em sites internacionais que possuem diversos fornecedores, verifique o feedback dos vendedores. Lá, há informações de outros clientes que indicam a condição dos produtos e confiabilidade de quem vende. Não esqueça que os produtos podem ser tributados por conta da importação. – Prefira pagar em sites especializados em serem meios de pagamento aos fornecedores de e-commerce e não por depósitos. Nesses sites, é possível reaver o dinheiro caso acha algum problema com o fornecedor ou produto. O cliente também pode solicitar diretamente à administradora do cartão o cancelamento da compra e estorno do valor. Direitos O Procon-SP também destaca que o cliente de e-commerce tem seus direitos assegurados. Entre eles estão o prazo de arrependimento, de sete dias contados a partir do recebimento do produto. O pedido deve ser formalizado e o fornecedor não pode exigir que a embalagem do produto não tenha sido violada. Se sofrer algum problema, procure o Procon do seu estado e garanta seus direitos.




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