Com a ajuda de um software, os hotéis podem controlar em tempo real os dados de reserva de forma online

 Se você já reservou online uma estadia em um bom hotel, provavelmente notou a facilidade com que as informações são dispostas e com poucos cliques. 

Para que isso funcione, os hotéis empregam nos seus sites um complexo sistema para gerenciar as reservas. Neste conteúdo, conheça mais sobre o funcionamento desse tipo de programa.

Gestão: fundamental para qualquer empresa

O sucesso de qualquer tipo de negócio depende diretamente de uma boa capacidade de gestão.

No caso dos hotéis e das reservas online, por site e aplicativo, ou mesmo reservas por telefone, a gestão está em um sistema. 

Dados como a taxa de ocupação e quais apartamentos já foram ocupados, datas e horários de check-in e check-out são informações valiosas que precisam estar sempre atualizadas em tempo real.

Enquanto alguém está fechando uma reserva online, outra pessoa está ligando e uma outra está chegando no hotel para se hospedar. Coordenar todas essas ações para que ninguém fique sem quarto é de responsabilidade desse sistema de gestão.

O Sistema de Reserva de Hotel

Essa central que será responsável por gerenciar as reservas de um hotel é o Sistema de Reserva. Esse sistema é, em resumo, um software.

Esse tipo de programa atualiza automaticamente os dados de ocupação dos quartos, além de oferecer ao operador a visão em tempo real de quantas pessoas estão no site para fazer a reserva.

Além disso, o Sistema precisa ter uma boa apresentação e oferecer ao cliente facilidade e praticidade na experiência de uso.

Como funciona um sistema de reservas de hotel?

O sistema de reservas de hotel funciona com base em mecanismos de booking.

Dessa forma, o software apresenta automaticamente todas as informações dos apartamentos de hotel e das condições da reserva em uma lista. 

Essa lista é atualizada em tempo real, acompanhando as consultas dos clientes em todas as vias (aplicativo, site, site parceiro, telefone e presencial). Dessa forma, o programa garante que nenhum quarto seja negociado duas vezes para uma mesma data, por exemplo.

Além disso, o software permite a gestão completa do hotel. Por meio dele, é possível saber quais são os apartamentos ocupados em determinadas datas do calendário. Além disso, o operador pode checar a frequência com que cada um é reservado e a média de preço do quarto, por período.

Como funciona em tempo real, o sistema de reservas de hotel também mostra os quartos que estão pré-reservados, para um controle ainda mais preciso dos apartamentos disponíveis.

Benefícios do sistema

A principal vantagem do sistema de reservas de hotel é a garantia de que todas as informações estão concentradas em um único lugar. Como destacamos, uma boa solução de gestão é fundamental para qualquer tipo de negócio – e o mesmo vale para os hotéis.

Existe uma série de outras vantagens associadas ao software de gestão de reservas. Além da automação, o sistema permite identificar clientes fiéis, diminuir as chances de erros, garantir a segurança das informações e gerar mais credibilidade no meio on-line. 

Para garantir uma estadia com qualidade e sem imprevistos, conte com o atendimento de um hotel equipado com um sistema de reservas online! É o caso dos Hotéis Deville. Acesse o nosso site e planeje suas reservas agora mesmo!




Veja também

Tudo o que você precisa saber sobre a roupa de cama dos Hotéis Deville

5 ilhas para conhecer no Brasil

Reserva online