Durante a rotina corrida, o check-in online pode ser uma excelente opção para evitar atrasos ou a perda do voo

Quem nunca passou aperto para pegar um avião? A correria para sair do seu local de hospedagem, a apreensão com o trânsito e o horário apertado do voo são sempre dificuldades para quem ainda precisará passar pelo check-in ao chegar no aeroporto.

Graças à tecnologia, porém, o check-in online pode auxiliar a diminuir as filas, as correrias e tornar o momento pré-embarque mais tranquilo. Porém, ainda não não todas as pessoas que sabem como fazer esse procedimento.

Check-in online? Entenda!

Antes de mais nada, você precisa saber que existem três formas de realizar o procedimento. O primeiro deles, e o mais utilizado, é o check-in no balcão da companhia aérea. O segundo é o check-in online, que iremos explicar agora.

Check-in online

Fazer check-in pela internet permite que, no dia da viagem, você vá diretamente para o portão de embarque, caso não possua mala a ser despachada. Se, por ventura você tiver mala para despachar, é só levá-la ao balcão da companhia que geralmente possui uma fila única para isso.

Pelo site!

A primeira maneira que você pode realizar um check-in online é pelo site da companhia. A opção geralmente está bem visível para os passageiros.

Neste momento, você precisará estar com o número localizador da reserva e um documento oficial em mãos, pois ambas as informações são solicitadas.

Na sequência, basta preencher todas as informações que a companhia solicitar e você receberá um arquivo refere ao seu cartão de embarque. Esse documento deve ser apresentado no momento de embarcar, podendo ser digital ou físico.

Os sites das maiores empresas aéreas do Brasil, como Latam, Gol e Azul são ótimas opções, nas quais o check-in online é muito bem visível.

Pelo app!

Além do site, cada vez mais as companhias aéreas estão investindo em possibilidades de oferecer mais conforto a seus passageiros. Por isso, os aplicativos para smartphones também oferecem a facilidade do check-in online.

Você precisará apenas baixar o app da empresa, informar os dados necessários e aguardar o arquivo com o cartão de embarque digital. Atualmente, as empresas Azul, Latam, Avianca e Gol são exemplos que disponibilizam o serviço.

Totem!

Além das opções anteriores, é possível fazer o check-in no totem do aeroporto. Esse autoatendimento geralmente fica bem próximo da fila do check-in e costuma ter bem menos movimento.

As informações geralmente são as mesmas solicitadas pelos aplicativos e sites. Além disso, você poderá fazer os procedimentos de despache de bagagem diretamente no totem.

Viu como é simples realizar esses procedimentos de check-in para tornar seu embarque mais rápido e simples? Tenha essas dicas na palma da mão e deixe sua rotina mais ágil e prática.




Veja também

4 vinícolas para visitar na serra catarinense

Como identificar câmeras ocultas em Airbnb?

Reserva online