A tecnologia está transformando a maneira como vivemos e viajamos. Saiba o que está por vir nos próximo anos!

A tendência do acesso ao mundo digital por meio de dispositivos que fazem parte do seu dia a dia está atingindo cada vez mais o mercado de turismo e facilitando a vida de viajantes e empresários do ramo. Hoje em dia, já é possível fazer reserva em hotéis, de passagens aéreas e até mesmo pacotes turísticos pelo celular, o que facilita a vida de quem tem uma rotina corrida e não abre mão do conforto. Mas além das conhecidas funcionalidades oferecidas pelos smartphones, alguns artigos tecnológicos permitem que o viajante tenha uma estadia tranquila e repleta de comodidades que ajudam no deslocamento, na busca por comida e até mesmo a encontrar os melhores horários para visitar os pontos turísticos.

Cadê minha mala perdida?

Quem já teve esse problema sabe o quanto é incômodo chegar no seu destino e não encontrar a mala que foi despachada. Ficar sem seus pertences traz dores de cabeça que podem atrasar seus planos de viagem. Por isso, já existem dispositivos inteligentes similares a chaveiros que são colocados dentro da mala e conseguem detectar todos os movimentos, impactos e violações em tempo real. O acompanhamento é feito por aplicativos no smartphone do viajante, que pode ter acesso ao trajeto da sua bagagem. Mesmo que isso não impeça o extravio das malas, torna o processo todo muito mais seguro e confiável. Tranquilidade que não tem preço quando o assunto são seus pertences pessoais.

Hora de fazer o check-out

Muitas vezes o processo de check-out no hotel pode ser demorado por conta da verificação de itens consumidos no frigobar. Facilitar essa conferência seria um método de acelerar o check-out ou até mesmo torná-lo mais dinâmico. Foi pensando nisso que algumas marcas de frigobar já vendem estes aparelhos conectados ao consumo do hóspede. São itens inteligentes que mostram o que foi removido sem a necessidade do próprio hotel conferir. Com isso, a pessoa pode fazer o check-out por meio do aplicativo mobile sem passar pela recepção. Muito mais prático e dinâmico. Além disso, armazenar dados de consumo do cliente pode melhorar a experiência do hóspede. Assim, o hotel garante que suas preferências serão atendidas nas próximas estadias.

De olho nas multidões de turistas

Você é do tipo de pessoa que prefere visitar as atrações turísticas da cidade com calma e sem aquela multidão de gente para estragar a sua foto? Então pode ficar feliz: já é possível ter acesso ao número de pessoas presentes no local por meio de um dispositivo que se conecta à catraca de entrada e saída. O acompanhamento é feito pelo celular e os interessados têm acesso também à quantidade histórica de turistas naquele lugar, além de dicas e horários de menos movimento. Essa tecnologia ainda pode ser adaptada para entrada de bares e restaurantes, o que facilita muito a vida dos viajantes. Ou seja, menos tempo em filas e disputando lugar com outras pessoas, mais tempo para conhecer a cidade e aproveitar a estadia.

Mochilas do futuro

Sabe aquela mochila que você guarda para carregar o laptop quando precisa se deslocar? Então, pode esquecê-la. A novidade do momento são mochilas inteligentes que se adaptam à sua necessidade durante a viagem. Isso mesmo! Elas são feitas com material impermeável e contam com sistemas de amortecimento que protegem todos os seus aparelhos. Apesar da tecnologia envolvida, são leves e super práticas para serem carregadas. Elas possuem também portas USB para carregar smartphones e notebooks e um sistema que monitora os níveis de bateria dos dispositivos enquanto estão sendo atualizados. Esses são só alguns exemplos de como a internet das coisas pode mudar o seu jeito de viajar e melhorar e muito a sua experiência fora de casa. Agora é só ficar de olho no que a indústria tecnológica está preparando para o mercado de turismo e garantir que tudo vai sair perfeitamente bem nas suas próximas viagens.




Veja também

Como escrever um e-mail corporativo?

5 ótimos passeios bate e volta saindo de Curitiba

Reserva online