Investimento em IA pode diminuir estresse dos controladores de voo e possíveis erros e atrasos

A inteligência artificial está cada vez mais presente em nossas vidas, seja nos anúncios que vemos ao entrar nas redes sociais ou nos aplicativos que nos ajudam a desviar do trânsito ao escolher uma rota mais tranquila. Não poderia ser diferente nas viagens. A inteligência artificial está presente no controle do tráfego aéreo, facilitando um dos trabalhos mais importantes e estressantes da aviação.

Com o aumento no número de viagens no Brasil e no mundo nos últimos anos, os controladores de tráfego aéreo tendem a ficar sobrecarregados nos horários de pico, o que pode ser perigoso e muito estressante. É aí que entra o auxílio da IA: algoritmos são usados para diminuir a carga de trabalho.

Inteligência artificial 

Já em 2005, estudos eram feitos para resolver este problema. Um, feito pela Universidade de São Paulo (USP), criou um modelo baseado em inteligência artificial para auxiliar no planejamento do tráfego aéreo, ajudando a diminuir a carga de trabalho dos controladores de voo, diminuindo estresse e possíveis erros. Os pesquisadores desenvolveram um programa que usava um algoritmo “genético”, um modelo matemático baseado na biologia. O sistema fazia sozinho alguns ajustes nos horários de partida e chegada e na duração dos voos.

Os resultados obtidos pela ferramenta reduziram a sobrecarga de trabalho em até 20%, além de diminuir o congestionamento no espaço aéreo e os atrasos das viagens.

Hoje em dia, diversos aeroportos, governos e órgãos responsáveis estão investindo em inteligência artificial para melhorar o tráfego aéreo e diminuir erros, estresse e atrasos nos voos.

O aeroporto de Heathrow, um dos mais movimentados do Reino Unido, por exemplo, está investindo em um sistema que irá colocar várias câmeras de ultra-alta definição na torre de controle e utilizará tecnologia de inteligência artificial. A ideia é oferecer uma visão clara do aeroporto aos controladores de tráfego quando a visibilidade estiver significativamente comprometida pelo clima.

Essas inovações são essenciais para deixar nossas viagens mais seguras e tranquilas. Agora, é só escolher o destino e, claro, se hospedar no Deville! Visite o nosso site e escolha o melhor hotel para você.




Veja também

As vantagens e desvantagens dos fones de ouvido sem fio

O que é gastronomia molecular?

Reserva online