Web Eventos

Ciberataque: como proteger a sua empresa

12 de julho de 2017
Ciberataque - Como proteger a sua empresa

Em maio de 2017 o mundo entrou em estado de alerta com um ciberataque que propagava um vírus de resgate (ransomware) por e-mail. Uma vez que o vírus contaminasse o computador, automaticamente se espalhava para outros computadores da mesma rede a partir de uma falha de segurança no Microsoft Windows. O vírus inutilizava o computador das vítimas criptografando todos os seus arquivos, o que impedia o uso normal deles. E para poder reutilizar o computador, os usuários deveriam fazer um pagamento online através da moeda digital bitcoin. Milhares de sistemas de órgãos públicos e empresas foram vítimas desse ataque que afetou mais de 70 países ao redor do mundo.

Esse caso demonstra a importância da segurança virtual tanto para empresas quanto para usuários comuns em computadores, celulares e tablets. Para que sua empresa esteja protegida contra possíveis ataques cibernéticos, o Gerente de TI da Rede Deville, Carlo Pereira, traz algumas recomendações de segurança. Confira a seguir:

Backup regular

Mantenha um backup regular dos principais arquivos do computador. É comum empresas terem cópias de dados em servidores externos que não são afetados em caso de um ataque à rede.

Faça atualizações periódicas

Aplique nos computadores as atualizações de segurança fornecidas pela fabricante do sistema operacional, no caso mencionado anteriormente, o vírus afetou computadores com sistema operacional da Microsoft.

Dicas de segurança contra um ciberataque

Manter os equipamentos sempre atualizados pode impedir um ciberataque.

Mantenha também atualizado o sistema de antivírus. A maioria dos programas de antivírus consegue ler os arquivos e identificar se há vírus antes de baixa-los. Além disso, podem impedir a instalação de arquivos secretos.

Cuidado com e-mails e sites suspeitos

Oriente os colaboradores da empresa para que não abram e-mails suspeitos com arquivos anexos ou mensagens de pessoas ou instituições desconhecidas e tampouco arquivos anexados que pareçam incomuns, mesmo quando enviados por contatos conhecidos. E sempre que suspeitar de algum e-mail, se não puder excluí-lo, faça contato com o departamento de TI.

Apesar de serem simples, esses procedimentos são imprescindíveis, pois podem evitar grandes prejuízos causados por um ciberataque em sua empresa.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Matérias Relacionadas