Os fones de ouvido sem fio vêm ganhando cada vez mais adeptos nos últimos anos devido à sua facilidade de uso. Mas, será que eles são as melhores opções?

Você é daqueles apaixonados por música? Aqui nos Hotéis Deville nós somos movidos por música e sempre entramos no debate: será que um fone de ouvido sem fio vale mesmo a pena? Para acabar de vez com essa dúvida, nós pesquisamos muito bem e fizemos esse texto para apresentar as vantagens e desvantagens de um produto que evoluiu ao longo dos anos.

Ao escolher um fone de ouvido, sempre há aquela dúvida: optar entre os tradicionais com fio ou os que usam tecnologia Bluetooth? Usar os fones wireless tem boas vantagens em relação aos tradicionais, mas nem sempre eles são a melhor escolha. Por isso, nossa lista de vantagens e desvantagem foi feita especialmente para você fazer sua escolha de forma inteligente!

Vantagens de um fone de ouvido sem fio

Uma das primeiras e maiores vantagens de um fone de ouvido sem fio é não se embolar justamente com os fios, pois, afinal, eles não existirão mais. Ao usar esse tipo de fone, você não vai precisar pensar em formas de se livrar daqueles bolos enormes quando os fios ficam em nossos bolsos.

Esqueça o mau contato

Sabe quando você coloca seu fone de ouvido e do nada ele para de funcionar por completo ou em um dos lados? Pois é, com os fones Bluetooth essa probabilidade é menor, pois o principal causador do mau contato é, de fato, o fio. Isso é perfeito para quem já perdeu inúmeros fones de ouvido por causa do mau contato em seus adereços.

Ideal para exercícios

Se você é adepto dos exercícios, sabe que um fone de ouvido com fio pode limitar alguns movimentos. Como usar o fone Bluetooth dispensa a necessidade de fios percorrendo seu corpo, ele se torna um ótimo acessório para fazer exercícios enquanto aproveita suas músicas favoritas. 

Longe dos aparelhos

A maioria dos fones de ouvido Bluetooth possuem um alcance por volta de 10 metros. Isso significa que não é necessário ficar carregando o aparelho no bolso ou ficar sentado à mesa do computador para ouvir suas músicas e podcasts.

Desvantagens de um fone de ouvido sem fio

Uma das principais desvantagens é o valor do produto. Geralmente ele é bem mais caro do que um fone tradicional. Por isso, é bom verificar se a diferença de preço vale a pena na hora de fazer sua compra.

É preciso carregar a bateria

A grande desvantagem dos fones Bluetooth é que sua bateria eventualmente acaba e é necessário carregá-lo. Normalmente isso não chega a ser um problema, já que a duração da bateria gira em torno de 4 a 8 horas – com modelos mais avançados chegando a 20 horas ininterruptas. Porém, ainda assim, é bom ter um fone com fios para eventuais emergências, como atender uma ligação urgente num local com muito barulho.

Tempo de vida menor que os fones padrão

Por conta de peças adicionais, como as baterias e o receptor Bluetooth, o tempo de vida útil total de fones equipados com a tecnologia é menor do que os cabeados. Mesmo assim, vale considerar que o equipamento ainda pode durar anos, se for de qualidade e bem cuidado pelo usuário.

Drena a bateria do seu dispositivo

Não apenas a bateria do fone de ouvido precisa ser carregada, mas deixar o Bluetooth ligado em um smartphone, tablet ou notebook também usará a bateria desses aparelhos simultaneamente. É necessário ficar atento ao nível de energia de ambos os aparelhos antes de usá-los, para que não acabe passando por uma situação complicada e sem meios de usar celular, por exemplo.

E aí, já escolheu se prefere um fone sem fio ou com fio? Os dois sempre serão boas opções, mas depende muito do seu objetivo e do quanto está disposto a investir. Além disso, você pode ler o nosso texto sobre os três melhores carregadores portáteis para nunca ficar sem bateria e utilizar seu smartphone e seu fone de ouvido sem nenhum tipo de problema. 




Veja também

Comece a planejar a confraternização de fim de ano da sua empresa

Os destinos desconhecidos mais incríveis da América Central

Reserva online