Você acorda cedo para começar mais uma semana, e no caminho do trabalho começa a chover. Depois você escuta na rádio: “o aeroporto está operando apenas por instrumentos.” Afinal, o que isso quer dizer? Para entender melhor essa história precisamos explicar o que são duas modalidades de voo diferentes: VFR e o IFR.

VFR (Visual Flight Rules)

O VFR também conhecido como “voo visual” ocorre quando o piloto tem completa visualização do que está acontecendo do lado de fora do avião e se orienta por referências visuais externas, após traçar toda a rota em um mapa. Neste caso, os voos normalmente ocorrem em baixas altitudes – até 3 mil metros – onde ainda há uma boa visualização do solo.

Na maioria dos casos, são aeronaves de menor porte. Apesar de não serem voos controlados, o piloto pode interagir com órgãos de controle para obter informações generalizadas como: predominância dos ventos, condições meteorológicas, situação dos aeroportos, pistas em uso etc, enquanto estiver voando sob regiões de atuação desses centros.

IFR (Instrument Flight Rules)

Neste caso, ao invés de referências visuais, o piloto se baseia nos computadores de bordo da própria aeronave, que vão muito além de uma bússola ou altímetro. Esses voos por instrumentos conversam com outros receptores/emissores localizados no solo ou em satélites e orientam as aeronaves no ar, como no caso de voo em piloto automático ou da orientação espacial, via VHF, de auxílios de navegação aérea.

Isso significa que, em um voo IFR, o piloto pode voar em sua fase de rota do início ao fim, até dentro das nuvens, por exemplo, sem enxergar nada à sua frente. Isso porque, nessa modalidade, o piloto passa a executar a separação das demais aeronaves e de obstáculos a partir de orientações dos centros de controle, localizados em solo. Dessa forma, quando um aeroporto abre somente operado por instrumentos é porque as condições climáticas melhoraram, porém ainda não o suficiente para aquele avião de médio porte. Sob estas condições, essas aeronaves serão desviadas para algum outro aeroporto onde o clima não restringirá a aproximação e o pouso sob orientação visual (VFR).




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