No próximo dia 05 de junho é o Dia Mundial do Meio Ambiente. O tema de 2021 é a Restauração de Ecossistemas, que pode ser realizada de diversas formas. A Rede Deville, por exemplo, tem uma série de ações transformadoras que buscam reduzir o impacto ambiental, contribuindo para o desenvolvimento sustentável do nosso planeta.

            Desde 2016, a energia elétrica consumida pelas unidades é proveniente de fontes de energia renováveis, tais como eólica, solar, biomassa, pequenas unidades hidrelétricas entre outras. Uma energia livre de queima de combustível fóssil. “Com a migração para o Mercado Livre de Energia, desde julho de 2016, os Hotéis Deville deixarão de emitir aproximadamente 10.828,71 toneladas de CO2 até o mês de dezembro de 2026. São 149.867 MWh provenientes de energias limpas. Este montante é suficiente para iluminar 77.092 casas por 12 meses. Além disso, essa redução de emissão de gases poluentes é o equivalente ao plantio de 77.316 árvores”, explica Alan Nogueira, gerente de manutenção e patrimônio dos Hotéis Deville.

            O lixo é outro ponto de atenção. Segundo Wilson Gregoletto, gerente geral do Deville Express Cascavel, a unidade participa da coleta legal da Prefeitura, separando o lixo reciclável, além do descarte correto de outros resíduos como o óleo de cozinha. Vale lembrar que todas as unidades da Rede já não utilizam canudo plástico. Com a pandemia, outra opção pensada no meio ambiente foi a adoção do uso de máscaras de tecido entre os funcionários, diminuindo a quantidade de lixo.

            A nutricionista do Deville Express Maringá, Aline Mansano, conta que frequentemente é realizado treinamento com os colaboradores sobre a separação de resíduos, entre recicláveis e não recicláveis, perigosos/contaminantes e a separação de óleo de cozinha. “Todas essas classes de resíduos recebem destinação final correta, sendo recicláveis ou não e de acordo com as legislações vigentes, que nos solicita a emissão de MTR (Manifesto de Transporte de Resíduos), Certificado de Destinação Final de Resíduos e a atualização no PGRS mensal”, afirma. O hotel também conta com uma caixa de água tratada com cloro utilizada para a higienização das caixas de hortifrúti da cozinha, que gera economia de água, uma vez que há troca semanal em vez da lavagem diária em água corrente.

            O Deville Prime Cuiabá é um ponto de coleta de óleo de cozinha saturado que, além de receber o próprio consumo, também reúne o material entregue por colaboradores e a comunidade em geral. “Este ano, também iniciamos um projeto de horta de temperos com manejo sustentável e totalmente orgânico. Além disso, estamos em processo embrionário de um projeto chamado Recicla Mania, que visa trocar garrafas PET, tampas de garrafas plásticas, latas e lacres de alumínio por recursos para aquisição de materiais ortopédicos, para o Banco Ortopédico do Rotary Club, em parceria com a ABIH Mato Grosso”, acrescenta Gerson Honório da Silva, gerente geral do Deville Prime Cuiabá.

No Deville Prime Campo Grande, o gerente geral Marcelo Mesquita lembra que há dentro do terreno do hotel uma Área de Preservação Permanente, “com várias espécies de árvores da flora do Pantanal que estão em constantes cuidados de nossa equipe”.

            Vale destacar ainda a iluminação com LED, aquecimento de água com energia solar e sistemas de captação e reuso da água em algumas unidades, além de uma estação de tratamento de esgoto no Deville Prime Salvador. “Tratamos 100% do esgoto do hotel e uma parte do tratamento é destinada à irrigação do nosso jardim”, complementa Nogueira. Grande parte dos hotéis possuem equipamentos de ar condicionado de alta eficiência energética, que proporcionam até 30% de redução da energia. “Em Porto Alegre utilizamos um chiller que aproveita a energia que seria de rejeito do sistema para ajudar no aquecimento de água do hotel. Ou seja, ao mesmo tempo que geramos água gelada para o ar condicionado, produzimos água quente para o banho dos hóspedes. Uma redução no consumo entre 20 e 30%”, explica o gerente de manutenção e patrimônio dos Hotéis Deville.

Instagram @hoteisdeville




Veja também

Descubra o que fazer com as melhores fotos de viagem

São João no Deville Prime Salvador

Reserva online