Criado em 1986 pela Lei Federal 7.488, o Dia Nacional de Combate ao Fumo (29 de agosto), tem como objetivo reforçar as ações nacionais de conscientização sobre os danos sociais, de saúde, econômicos e ambientais causados pelo tabaco. Para este ano, o INCA dará continuidade à campanha Comprometa-se a parar de fumar. “Ainda enfrentamos a Covid-19 e o tabagismo se mostrou fator de risco para o aumento de contaminação e para o possível agravamento de sintomas da doença em fumantes. Por isso, parar de fumar se torna uma medida de proteção à saúde de todos os cidadãos”, alerta o Instituto Nacional de Câncer.

A Hotéis Deville está sempre atenta às tendências de mercado e preocupada com o bem-estar e saúde de seus hóspedes. Por isso, desde fevereiro de 2014, todos os apartamentos da rede são 100% livre do tabaco. “Fomos a 1ª rede hoteleira nacional a garantir a seus hóspedes, que todos os apartamentos estariam livres do cheiro de tabaco. Acreditávamos, desde o início, que a iniciativa agradaria a maioria dos nossos clientes e hóspedes. Além disso, estamos seguindo o Tratado da OMS (Organização Mundial de Saúde) onde o Brasil é signatário, e o Artigo 8 da Convenção fala sobre o controle do tabaco.  Depois que aderíamos à Politica 100% Livre do Tabaco, zeramos as reclamações de hóspedes, que se queixavam de odor desagradável de cigarro nos apartamentos e diminuímos o número de quartos que ficavam interditamos devido ao forte cheiro de cigarro deixado por hóspedes fumantes”, conta José Mário Espíndola, diretor de operações dos Hotéis Deville.

Andreia Machado Serpa, governanta do Deville Prime Salvador, explica que, além  de não ser permitido fumar nos quartos, ainda é feita a limpeza com desodorização usando máquinas de ozônio, que é altamente eficiente na descontaminação, eliminação de odores, higienização e purificação do ar. “Todos esses benefícios representam acima de tudo a satisfação dos nossos hóspedes com um índice bem satisfatório nas pesquisas durante a hospedagem e pós- hospedagem”, afirma.

David Silva, chefe de recepção do Deville Prime Campo Grande, lembra que, na época, por terem sido pioneiros na prática, os clientes fumantes reclamaram, mas hoje a medida é muito bem aceita. “Inclusive mudou o comportamento de alguns colaboradores que também passaram a ser mais cuidadosos quando ao hábito de fumar, evitando chegar ao posto de trabalho com cheiro de cigarro”, recorda.

“Na época, realizamos treinamentos de todas as nossas equipes e hoje esse processo já está aculturado em todos os nossos hotéis”, orgulha-se Espíndola.




Veja também

Dia do Sorvete nos Hotéis Deville

É Primavera no Deville Business Maringá

Reserva online