Empresas renomadas aumentaram os investimentos em veículos autônomos com o objetivo de fazer esse sonho se tornar realidade.

Você sabe o que são veículos autônomos? Essa tecnologia consiste em um automóvel que é capaz de identificar todo o ambiente à sua volta e navegar por ele sem qualquer interferência humana. Além disso, eles são detentores da grande capacidade para reduzir emissão de poluentes, acidentes de trânsito, congestionamento e melhorar a segurança e o acesso ao transporte. O que era até pouco tempo apenas uma ideia começa a se tornar realidade, visto que diversas empresas estão investindo fortemente nesse cenário para que ele se torne comum em um futuro próximo.

Quando teremos acesso aos carros autônomos?

No início deste ano, a Fiat Chrysler Automobiles (FCA) anunciou publicamente que irá fornecer unidades da minivan Pacifica para o lançamento do serviço de táxis sem motoristas da Waymo, uma subsidiária da Google. Esse lançamento será na cidade de Phoenix, nos EUA, ainda neste ano. Depois da estreia, o serviço será estendido para outros estados americanos, chegando a praticamente 30 cidades onde a tecnologia já foi testada, entre elas Atlanta, São Francisco e Detroit.

Investimento pesado

A Samsung adquiriu várias startups de veículos autônomos e criou um fundo de investimentos de US$ 300 milhões para estimular as iniciativas nesse mercado. Além disso, a empresa se uniu à Waymo numa antiga base da força aérea de Castle na Califórnia, para realizar todos os tipos de testes com o veículo numa espécie de cidade cinematográfica. Já as montadoras Volkswagen e Hyundai anunciaram projetos na área, pretendendo ter os próprios carros autônomos nas ruas até 2021.

E no Brasil?

Em solo brasileiro, essa tecnologia também está avançando. Existe um projeto chamado Iara (Intelligent Autonomous Robotic Automobile) realizado na Universidade Federal do Espírito Santo para construir um carro autônomo para ser testado nas estradas ainda em 2018. No campus da USP de São Carlos, também ocorre uma pesquisa em torno dessa tecnologia, batizada de Projeto Carina, porém ainda em fases de testes e sem previsão para chegar às ruas. O grande avanço dos carros autônomos se dá pelo também avanço da tecnologia. Cada vez mais, vemos o quanto ela está sendo indispensável em nossas vidas e em nosso futuro e, por isso, é essencial para esse projeto. É difícil falar quando teremos esse tipo de automóvel disponível para uso em larga escala, mas ao que tudo indica, logo poderemos conviver com isso diariamente.




Veja também

Regras para desistir da compra de passagens aéreas

Curta o melhor do Dia das Crianças nos destinos Deville

Reserva online