Confira nossa seleção das maiores e mais animadas festas que teremos mês que vem! Junho está chegando e, com ele, as tradicionais festas juninas. Elas representam um costume popular do país inteiro, mas têm um charme ainda mais especial no Nordeste, onde são comemoradas no ritmo de quadrilha e muitas comidas típicas por uma multidão de pessoas. Algumas delas se destacam pelo tamanho e duração, inclusive são motivo de discussão entre a população de cidades nordestinas, que não querem perder o título de ser “A maior do país”. Ficou curioso? Vamos listar abaixo algumas das maiores e melhores festas juninas nordestinas que fazem sucesso com todo mundo que ama essa agitação.

1- São João de Campina Grande (Paraíba)

Popularmente conhecida como “A maior festa de São João do mundo”, essa festa junina acontece no agreste da Paraíba e todas as vezes promete ser ainda melhor e mais animada que no ano anterior. Em 2018, o evento acontece de 01 de junho a 01 de julho e tem entre as atrações confirmadas: Wesley Safadão, Luan Santana, Elba Ramalho, Bell Marques, Léo Santana, Matheus e Kauan, entre outros artistas nacionais e regionais. Para os 30 dias de festa, os organizadores aguardam cerca de dois milhões de pessoas, entre turistas nacionais e até de fora do país, além dos moradores de Campina Grande e região, que se preparam o ano inteiro para a comemoração.

2- São João de Caruaru (Pernambuco)

Junto com São João de Campina Grande, esta é, sem dúvida, uma das maiores festas juninas do mundo. Além do nome do santo que dá vida a essa comemoração, as duas cidades dividem o título, a animação e o amor pelo forró e pelas quadrilhas. A cidade, que fica no agreste pernambucano, é conhecida também por “Capital do Forró”. É para esta festa que são formadas quadrilhas gigantescas, de até 4 mil pessoas, que se unem em busca de um único objetivo: a diversão. A programação para 2018 está recheada de nomes reconhecidos nacionalmente, como: Michel Teló, Wesley Safadão, Elba Ramalho e até o DJ Alok, que vai para Pernambuco com a proposta de diversificar a festa e misturar música popular brasileira com o melhor do eletrônico. Em Caruaru, a festa acontece de 01 a 30 de junho.

3- Forró Cajú (Sergipe)

Aracaju não fica para trás quando o assunto é festa junina. “Forró Cajú” é uma tradicional comemoração de São João que todo ano reúne cerca de um milhão de pessoas na praça de eventos Hilton Lopes. Em 2018, são esperadas 130 atrações locais e nacionais entre os dias 22 e 30 de junho. São milhares de pessoas que se divertem ao som de sanfonas e zabumbas – instrumento musical de percussão que se assemelha ao tambor e é muito utilizado pela cultura nordestina -, grupos folclóricos e bandas nacionais e regionais.

4- Mossoró Cidade Junina (Rio Grande do Norte)

Se Campina Grande tem o título de “A maior festa de São João do mundo”, Mossoró carrega o nome de “São João mais cultural do Brasil”. Em 2018, o evento acontece entre 02 de junho e 08 de julho, na Estação das Artes. Entre as atrações confirmadas estão: Joelma, Solange Almeida, Xand Avião, Gabriel Diniz, entre outros. Como tradição, o bloco “Pingo da Mei Dia” arrasta milhares de pessoas pelo Corredor Cultural da cidade já na abertura da festa, celebrando a cultura local.

5- Salvador (Bahia)

Salvador não é somente a capital do axé e do carnaval, a cidade também coloca nas ruas algumas das melhores e mais animadas festas juninas do país. Todo ano, a cidade – em parceria com municípios vizinhos – oferece a moradores e turistas uma ampla programação junina com nomes nacionais e regionais. Entre as atrações confirmadas em 2018, estão: Wesley Safadão, Marília Mendonça, Henrique e Juliano, Simone e Simaria, Aviões, Léo Santana, entre outros. Falando em Salvador, não esquece que lá está um dos melhores hotéis do país, o Deville Prime Salvador que irá recebê-lo com a mesma animação junina que você espera, além de muito conforto e ótimas opções para lazer. Em junho, o hotel terá um delicioso jantar para celebrar o Dia de São João – aguarda que nos próximos dias teremos um texto exclusivo sobre esse assunto!

6-  Bumba-Meu-Boi (Maranhão)

São Luís do Maranhão também é terra de Bumba-Meu-Boi e festa junina. Diferente de outras regiões do Nordeste, a comemoração lá começa em 13 de junho (Dia de Santo Antônio) e termina em 30 de junho (Dia de São Marçal). Esta é uma tradição do século 18 que segue firme até hoje e leva para a cidade milhares de turistas do mundo inteiro. Grupos folclóricos do Maranhão se encontram na capital para contar a história da escrava Catirina e seu marido que precisam ressuscitar o animal que haviam matado. Os participantes se apresentam ao redor de bois coloridos e ao som de danças e ritmos da cultura regional. Pronto! Agora que você sabe um pouquinho mais sobre as maiores e melhores festas juninas do Nordeste, é só se programar para conhecer de perto esses eventos.




Veja também

Como escrever um e-mail corporativo?

5 ótimos passeios bate e volta saindo de Curitiba

Reserva online