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Pense positivo

Por admin em 14 de Fevereiro de 2012

O otimismo é um dos melhores remédios naturais para males físicos e psicológicos – e com benefícios comprovados. Uma pesquisa publicada na revista Medicina Comportamental revelou que pessoas otimistas vivem mais, têm a imunidade mais alta e se recuperam melhor de procedimentos médicos. Outra pesquisa publicada na Medicina Psicossomática mostrou que os benefícios do pensamento positivo acontecem independentemente dos danos já causados pelo estresse ou pessimismo. Mas você provavelmente está pensando em como é difícil pintar a vida de cor de rosa. Com tantos problemas no dia a dia, é compreensível que essa não seja uma tarefa simples. Então, aí vai uma boa notícia: o otimismo não pertence apenas àqueles que nasceram com ele. Ele pode ser treinado. Eliminando a negatividade, você perceberá uma melhora em todas as áreas. Mas é preciso praticar! Confira algumas dicas que vão ajudar você a se tornar uma pessoa mais otimista. 1. Seja grato Pense nas coisas pelas quais você é grato. Se quiser, você pode listá-las. Esse é um bom truque, inclusive, para os dias mais cinzentos. Sempre que sentir o desânimo tomar conta por qualquer motivo, lembre-se do que está certo na sua vida: seus filhos, seus pais, amigos, seu emprego, suas conquistas, suas viagens – e agradeça. 2. Viva o presente Focar nos acontecimentos do dia é uma maneira excelente de diminuir as preocupações com passado e futuro. Sempre que sentir que sua mente está fazendo essa viagem no tempo, volte a se concentrar no local onde você está, nas pessoas que estão com você e, principalmente, no que pode ser feito agora para resolver o seu problema. Se nada pode ser feito, relaxe; a solução – que você ainda não vê – virá com o tempo. 3. Aprecie as coisas simples A melhor maneira de fazer isso é viver conscientemente o presente. Todos os dias, deixamos de perceber as coisas que nos fazem felizes porque estamos com o pensamento longe. Olhe em volta: aproveite a xícara de café, o barulho da chuva ao dormir, a companhia da sua família. 4. Ria Acreditamos que nossas emoções determinam nossas sensações físicas, mas o caminho inverso é possível. Você não precisa estar feliz antes de sorrir. Sorria, e apenas esse ato já fará com que você se sinta melhor. 5. Mexa-se Faz bem para o corpo e faz bem para a alma. Você certamente já ouviu falar da endorfina, a substância que alivia a dor e causa a sensação de alegria. Ela é liberada até mesmo quando você caminha por 15 minutos. 6. Respeite suas necessidades Coloque você em primeiro lugar: cultive tudo o que faz você feliz e se afaste do que suga suas energias o máximo que puder. Se cercar de coisas e pessoas positivas faz com que você olhe a vida com mais serenidade e alegria. 7. Cultive pensamentos positivos Veja filmes, leia livros, ouça música e fale com pessoas que colocam se ânimo lá no alto. Dedique-se aos seus hobbies e cultive amizades com pessoas otimistas. 8. Libere toda a negatividade Aceite que as frustrações, problemas e sentimentos negativos fazem parte da vida e passe a encará-los como algo natural e, principalmente, passageiro. Se a tristeza for muita, chore. Se sentir raiva, esmurre um travesseiro. Coloque os sentimentos negativos para fora. Mas certifique-se de jamais despejá-los em outras pessoas, nem que sejam elas a sua causa. 9. Tenha um plano Descubra tudo o que tem o poder de fazer com que você se sinta melhor imediatamente e lembre-se dessas coisas em momentos ruins. Você se sente melhor se come um pedaço de chocolate? Se escutar a voz dos seus filhos? Fazer carinho no cachorro? Em caso de emergência, recorra a eles. 10. Espere a hora certa de tomar decisões Quando você age carregado de sentimentos negativos, o arrependimento é quase certo. Nessas horas, evite planejar e concretizar suas próximas ações. Ao invés disso, releia essa lista e busque por tudo aquilo que pode ajudar a recuperar a calma e o bom humor. Assim que se sentir feliz novamente, volte a pensar no futuro – o otimismo é consequência.




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