Criada pelas mentes por trás do Twitter – Biz Stone e Eva Williams, a Medium é a nova rede social para escrever e compartilhar textos na web.  Considerada pelos seus criadores como uma evolução do Blogger – que foi criado há mais de 15 anos – a Medium busca ser uma rede que reúne textos e pensamentos mais elaborados que os existentes em outras redes sociais e tornar simples o compartilhamento dessas ideias.

Diferentemente dos blogs tradicionais, a Medium não exige uma formatação específica ou conhecimentos elaborados sobre webwritting. Para o professor de jornalismo da PUCPR Marcos José Zablonsky, a nova rede é uma forma de democratizar as informações publicadas na web. “A Medium é voltada para anônimos, pessoas que escrevem bem, mas não tiveram a oportunidade de publicar seus textos em nenhum lugar”, afirma.

 A conta na rede é vinculada à do Twitter e deixa a publicação já no formato – a plataforma está pronta e não necessita de alterações – e no conteúdo do próprio texto. Além disso, o autor pode verificar o número de visualizações e como o conteúdo está sendo recebido pelas outras pessoas. “Ver como seu texto está sendo recebido é a energia que move quem escreve”, comenta.  O objetivo principal é ter textos bem escritos, com conteúdo, e incentivar a escrita colaborativa – já que quem escreve pode convidar pessoas para ler os rascunhos de seus textos e dar opiniões por meio de notas. “A Medium é uma multiplicação de experiências, que reúne pessoas que tem interesses em comum e gostam de contar histórias”, diz o professor. A nova rede social é uma ótima oportunidade para conseguir disseminar suas ideias e ler bons textos sobre temas pelos quais se interessa.




Veja também

5 sites para encontrar histórias incríveis de viagem

Viagens curtas de carro são opção durante a pandemia

Reserva online