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Evite o cansaço

Por Administrador em 22 de junho de 2011

É praticamente impossível escapar ileso de viagens longas. O desconforto causado pela falta de movimentação, mudanças de fuso horário e pelo próprio cansaço da jornada podem acabar com o dia de qualquer viajante. Par evitar que a fadiga da viagem roube algumas horas de diversão em seu destino final, anote algumas dicas para encarar com tranquilidade o caminho até lá! O primeiro passo é combater a inércia. Seja em viagens de avião, ônibus ou carro, é importante manter o corpo em movimento, na medida do possível. Se você está dirigindo, pare o carro em intervalos de duas ou três horas para se movimentar. Se você viaja como passageiro, você pode fazer alguns exercícios sem sair do lugar, como girar os pés, ombros e o pescoço, mudar a postura, alongar as costas e braços. Em viagens de ônibus, avião ou trem, levante-se de vez em quando e caminhe pelos corredores. As dores de viagem são causadas principalmente por dois fatores: a posição em que o corpo fica parado por muito tempo e as tensões naturais da viagem (como medo de avião ou o estresse de dirigir). Por isso, é importante dar uma pausa sempre que possível, e não apenas para colocar os músculos em movimento. Relaxar também é essencial. Experimente praticar exercícios de respiração durante a viagem, inspirando o ar profundamente e soltando lentamente, enquanto você mantém o foco nos movimentos. Nos aviões e ônibus procure escolher os lugares mais espaçosos, como os assentos das primeiras fileiras ou próximos às saídas de emergência. As companhias aéreas classificam suas poltronas em categorias de A a E, de acordo com o espaço disponível entre elas. Fique atento a esse detalhe na hora de escolher seu lugar. As poltronas da categoria A possuem mais de 73 cm de distância entra elas e as poltronas da categoria E menos de 67 cm. Escolher bem o lugar e praticar exercícios e alongamentos durante a viagem é especialmente aconselhável para quem sofre de problemas de saúde relacionados à má circulação, como trombose e diabetes. A falta de movimentação pode acarretar esses problemas, levando, inclusive, a complicações como embolias arteriais (obstrução da circulação por coágulos). Antes de embarcar para uma viagem longa, passe em uma loja especializada e invista em itens que possam facilitar suas horas de sono. Você pode levar com você um travesseiro especial para a viagem, que envolve o pescoço e acomoda a cabeça quando é necessário dormir sentado. Se você sente enjoos durante as viagens, outro incômodo bem comum, nunca deixe de levar remédios com você. Antes de viajar, faça uma refeição leve e tome um comprimido. Se mesmo assim a sensação desagradável tomar conta durante o percurso, experimente chupar pedras de gelo ou tomar água com gás. Ao chegar ao seu destino, tome um banho e relaxe. Faça uma refeição e cochile por algumas horas, se necessário. Assim você estará pronto para aproveitar ao máximo o seu destino.




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