As redes tornaram-se essenciais para a vida profissional. São fontes de contato, e muitas empresas de RH utilizam a internet para conhecer seus candidatos. Se na “vida real” temos um código de conduta o mesmo deve valer para o mundo virtual. O Deville Starclub conversou com quem entende do assunto para trazer algumas dicas de etiqueta virtual. Paula Wiederkehr é comunicadora social, coordenadora de conteúdo do IETV – Instituto de Estudos de Televisão. Estudiosa da hiper-realidade, ela dá dicas sobre como aproveitar ao máximo o poder da rede e ainda garantir uma boa imagem pessoal. Flickr – crystaljingsr Dica 1 – Na rede tudo é compartilhado Na vida real costumamos separar os grupos: família, colegas de trabalho, amigos, mas na internet convivemos com todos em um único ambiente. O que for colocado nas redes será compartilhado por todos e nesta hora é preciso tomar cuidado. Mensagens muito íntimas, brincadeiras pessoais devem ser evitadas para não causar constrangimentos ou mesmo interpretações equivocadas. Dica 2 – Seja uma pessoa só, na vida real e na internet Muita gente tem o hábito de incorporar um personagem na rede, mas o perfil digital deve sempre refletir a personalidade real. Mentir sobre gostos, habilidades, experiências e conhecimentos só causa danos a própria imagem. Uma hora ou outra a fantasia acaba se desmontando na prática. Dica 3 – Muito cuidado com o que diz nas redes sociais As informações que você dispara na rede são recebidas por diferentes grupos e existem cada vez mais casos de demissões por posturas indevidas na web. Opiniões inflamadas a respeito de assuntos polêmicos, fofocas, críticas aos colegas, chefes ou à própria empresa podem acabar em confusão. Um caso que gerou grande repercussão foi o de um executivo da empresa Locaweb, demitido após uma mensagem no twitter. O diretor comercial da empresa, Alex Glikas, durante um jogo entre Corinthians e São Paulo manifestou de maneira ofensiva sua paixão pelo timão. Mas esqueceu do fato de que a Locaweb, empresa em que trabalhava, era patrocinadora da equipe adversária. A atitude do diretor comercial da Locaweb causou a ira de alguns torcedores que começaram uma campanha contra a empresa na internet, especialmente no Twitter. E é claro, ele foi demitido. Dica 4 – Escolha as informações compartilhadas A rede é uma excelente fonte de conhecimento, mas também é repleta de bobagens, informações falsas ou pouco confiáveis. Na hora de postar conteúdos analise se eles realmente devem ser compartilhados. Nada melhor para a imagem pessoal trabalhar com boas informações, noticias de qualidade ou que despertem o interesse. O mesmo vale para a quantidade de postagens. Quem posta pouco acaba não aparecendo e deixa de aproveitar o potencial da rede para os novos contatos. Mas a postagem em excesso também pode se mostrar inconveniente. Dica 5 – Sempre responda a qualquer contato Não responder a qualquer solicitação dentro da rede é tão ruim quanto não atender ligações ou retorná-las na vida pessoal. Para as empresas estes tipos de falhas são ainda mais prejudiciais. Em perfis ou blogs corporativos, se um cliente faz uma reclamação pelo Twitter é fundamental que as empresas se manifestem e apresentem soluções no mesmo ambiente.




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