A academia pode ser um local para obter bem-estar, saúde e beleza, mas alguns cuidados são essenciais para que seja realmente benéfica e não cause danos pela má execução das atividades ou pelos exageros. O blog dos Hotéis Deville conversou com o professor de educação física Gilmar Ravazoli, da Academia Fit Premium sede Batel. Ele dá algumas dicas de como malhar da forma correta. A primeira é quanto ao tempo de descanso entre uma série e outra na musculação. “Cada treino precisa de um tempo diferente de descanso. Uma pessoa, por exemplo, que faz treinamento para aumento da massa muscular (hipertrofia) precisa de um tempo maior para recuperar a musculatura e poder executar o exercício com uma carga pesada. Já em treinos de emagrecimento, a pessoa levanta pouca carga e não precisa de um descanso prolongado. A recuperação da musculatura é mais rápida”, explica.

Alongamento

O professor enfatiza ainda que, em todas as situações, o alongamento é recomendado, exceto para a pessoa que esta fazendo treino de hipertrofia. “Um treino de alta intensidade de carga leva a várias microlesões na musculatura, e o alongamento também faz esse efeito, que é normal. Juntando as duas, pode levar a uma lesão maior. Mas pode fazer sim um alongamento leve, sem muita intensidade”, diz. Quanto aos exercícios na academia, não existe uma ordem certa. Depende do objetivo. “Quem quer ganhar massa muscular, por exemplo, tem de fazer musculação primeiro e depois o aeróbico. Quem quer treinar corrida, primeiro faz a esteira e depois um fortalecimento. O negócio é sempre usar a principal atividade para seu principal objetivo”, orienta Ravazoli.

Erros mais cometidos nas academias

Nas atividades aeróbicas, o professor diz que os principais equívocos são iniciar uma corrida sem se alongar, sem aquecer e querer ir muito além do que o organismo aguenta. É preciso saber que o exercício aeróbico é progressivo tanto na velocidade quanto na distância. “Já na musculação, os principais erros são fazê-la sem o auxílio de um profissional e exagerar no peso das cargas”, conta.




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